Relatório da Jon Peddie sobre GPUs despachados pela AMD não é tão fiável como se pensava.

Em 2018 publicamos números da empresa de análise de mercado Jon Peddie, e que, num estudo referido como encomendado pela AMD, revelava os números de despachos de GPUs dessa empresa para a Sony e Microsoft. Esse estudo, mereceu-nos total confiança uma vez que o mesmo era referido como encomendado pela MD e usando números de despachos dela. Infelizmente, o que conseguimos ver depois foi que os números não são de confiança e como tal, não podemos toma-los como certos.

O ano passado, no mês de Outubro, a Jon Peddie, uma empresa de análise de mercado, deu a conhecer um estudo, que referia na página 2 ser encomendado pela AMD, e que dava a conhecer os despachos de GPUs para consolas dessa empresa até à data. Esta conjugação de factores aparentava tornar o relatório 100% fiável, e nele encontrávamos esta tabela:

A tabela era clara! Na previsão de despachos da AMD até final do ano de 2018, esta contava ter despachado 99.18 milhões de GPUs para a Sony PS4, e 36,43 milhões de GPUs para a Xbox One. Estes valores, por serem da AMD e estarem presentes num relatório pedido pela AMD, indicava, com grande fiabilidade o máximo valor possível de consolas que poderia existir no mercado (não necessariamente vendidas ao consumidor final).

Esta situação foi relatada neste artigo.



Ora estando nós em Novembro de 2019, e tendo os valores deste artigo vindo à baila nos comentários, ocorreu-me ver se haveria algum relatório idêntico da Jon Peddie para 2019… E ele existe, e está aqui.

Infelizmente o que lá encontramos é o total descrédito para o estudo. E isso é facilmente comprovado quando comparamos as tabelas de 2019 com as de 2018.



Olhando apenas para os valores de 2019 da Xbox One e da PS4 nada aparenta haver de estranho. A PS4 deveria ter no final do ano 112.6 milhões de consolas, e a Xbox One 46.8 milhões de consolas.

Mas logo nesta coluna algo de estranho aparece. A Xbox 360, que no relatório do ano passado aparecia como tendo 88.71 milhões de GPUs despachados, está agora com 100.6 milhões. E isto implicaria que uma consola descontinuada e sem mercado, tivesse visto produzido mais de 12 milhões de GPUs em 2019.

Algo de errado existe na tabela.

Olhando para a coluna de 2018, percebemos que os valores da PS4 são inferiores aos previstos no ano passado, e os da Xbox são maiores. Eventualmente o ano teria corrido bem para a Xbox, e mal para a PS4, ficando-se por isso ambas as consolas com valores diferentes do previsto.

Mas e a Xbox 360? Afinal vemos que ela em 2018 já teria os 100.6 milhões de GPUs despachados. Ou seja, eles afinal não foram produzidos em 2019, mas em 2018. Mas curiosamente a AMD no ano anterior tinha indicado uma variação de produção face a 2017 de 0 unidades. Como é que de repente aparece um erro de mais de 12 milhões de unidades?

Pois bem, é ao olharmos para as tabelas dos anos anteriores que vemos o descrédito em que este estudo cai. É que anos já devidamente consolidados aparecem aqui com valores completamente diferentes dos da tabela de 2018.

Basicamente, isto mostra que o estudo, apesar de encomendado pela AMD, e de possuir, supostamente, números oficiais da AMD, na realidade não os possui. A empresa entra em total e completa suposição, e o estudo torna-se tão ridículo que nem sequer consegue apresentar os mesmos valores em anos consolidados, em dois relatórios seguidos.

Daí que quando a consolas Xbox no mercado… podem especular, pois aquilo que eram dados aparentemente fiáveis, na realidade não eram mais do que mera treta.

Como é que uma empresa que faz isto ganha a reputação de fiabilidade da Jon Peddie, é um mistério para mim, pois a partir de hoje, e do que foi publicado, tudo o que venha daqui será sempre encarado com desconfiança.



9
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
6 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
BrunoabEwertombrunoLivioMário Armão Ferreira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Rui
Visitante
Rui

Sinceramente pouco importa, mais milhao menos menos milhao, a minha previsao sempre foi 55/60 milhoes xbox e 115/120 ps4.

Ou seja a ps4 ganhou mas nao bate a ps2 e na minha opiniao nao merece isso, a ps2 foi muito mais consola a todos os níveis mesmo em jogos, e a xbox perdeu face a x360 logo tem de trabalhar mais e melhor.

Estou ansioso por saber novidades da scarlett, especialmente o hardware quem vai levar vantagem.

Estamos a um ano do lançamento e nao sabemos nada praticamente.

Ewertom
Visitante
Ewertom

@Rui eu já penso que o Ps4 fechará com uns 130 a 140 milhões,e parabenizo a Sony pelo seu excelente trabalho realizado e na minha opnião o Ps4 passou o Ps2 tanto em qualidade quanto em números de jogos lançados.A next gen promete e muito.

Livio
Visitante
Livio

[OFF] Eu ainda digo que acho que vai custar entre U$/€400,00 e U$/€450,00 pois interpretei como uma pegadinha aquela frase com relação preço + especificaçoes:
https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/ps5-pode-ser-mais-barato-do-que-se-imaginava/92532

E ainda aproveito para dizer que acho que vai ser nessa faixa de preço devido aqueles gráficos de estimativa dos próximos anos fiscais em que a Sony teria uma baixa justamente na janela de lançamento do PS5, o que pode levar a entender que pode vender inicialmente o console com prejuízo.

Brunoab
Visitante
Brunoab

Se a Sony resolver fazer PS4 Ultra Slim, com APU em 7nm+ e vender por 129 com promoção para 99 USD, vai vender muito.