Rumor: Afinal, a PS5 sempre tem um “molho secreto”. Cache L3 no CPU estilo Zen 3, mas partilhada com o GPU, estilo… Infinity cache!

5 7 votes
Avalie o nosso artigo

Tanto se disse, tanto se falou, e a coisa acabou negada. Mas novas fotos do APU da PS5 parecem mostram algo diferente de forma bem clara… Afinal a PS5 sempre terá melhorias substanciais no seu APU, todas elas personalizadas.

Durante o lançamento das consolas, houveram dois rumores que vieram a público. Supostas melhorias na PS5 que lhe poderiam dar performance adicional quer a nível de CPU, quer de GPU.

Estes rumores não eram infundados. Era baseados numa patente que Mark Cerny submeteu, e sobre a qual falamos neste artigo, cuja leitura, para compreensão do que se sabe agora estar na PS5, se recomenda.

Basicamente a patente apresentava as seguintes situações. Dois CCX, com uma cache unificada, ao estilo Zen 3.

Esta cache unificada, usada pelo Zen 3 é o que lhe permite os ganhos de performance face ao Zen 2. O principal motivo é que, em vez de termos dois CCX de 4 núcleos que funcionam de forma independente, partilhando dados pelos canais de comunicação mais lentos, o Zen 3 transforma os dois CCX num equivalente a um único CCX de 8 núcleos, ao permitir a partilha dos dados ao nível das caches, muito mais rápidas.



Tudo isto, sem a necessidade criação de um CCX efetivo de 8 núcleos, algo caro de produzir, e que traria lugar à geração de maior temperatura interna gerada pela densidade de chips necessária.

A descrição da situação aplicada a um produto Sony, está bem clara na seguinte imagem da patente de Mark Cerny:

Como vemos, cada CPU tem a sua cache interna assinalada com o número 205-1 e 205-M, havendo depois uma cache para os 4 núcleos de cada CCX, assinalada com os números 203-1 e 203-M, e finalmente uma cache de maior hierarquia, que no caso seria a L3 que liga os dois CCX, permitindo que eles troquem dados de forma rápida e operem de forma muito mais semelhante a um único CCX de 8 núcleos.

Víamos depois, numa outra imagem, que esta cache estava igualmente ligada à cache do GPU, o que permitia que operasse como uma forma de Infinity Cache (CPU Cache – 325, GPU Cache, 334).



Ora quando do aparecimento do primeiro raio X da PS5, nada disto pareceu confirmar-se. Nenhuma das pessoas que analisou o raio X conseguiu ver nada disto, mas diga-se que a maior parte do que foi “adivinhado” estar presente na consola foi realizado num trabalho que não era mais do que isso mesmo “adivinhação”. Basicamente o raio X apenas permitia ver densidades de chips e não o pormenor dos mesmos, pelo que o trabalho realizado se baseou exatamente na suposição do que ali estaria.

Mas eis que a seguinte imagem aparece (eis o link para a versão de altíssima definição), e tudo muda:

Na foto a cache L3 é claramente visível. E segundo quem a analisou, ela é unificada tal como na patente de Mark Cerny. Alíás, não só é unificada, como possui um outro pormenor que Cerny não descreve na patente. É que segundo quem analisou a imagem, invés de ser uma cache L3 de 8 MB, é uma cache de 4+4 MB, o que lhe permite funcionar como um conjunto… ou em separado. A vantagem? A retro compatibilidade! Uma situação relevante dado que a Sony garante a retro compatibilidade com a PS4, diretamente pelo hardware.

Resumidamente, esta situação torna-se relevante pelo simples facto que agora se torna claro que a PS5 possui o CPU mais rápido de todas as consolas do mercado. A vantagem de 100 Mhz, que já de si era pequena, da Xbox torna-se irrisória face aos ganhos que podem ser obtidos por uma cache partilhada. No entanto, pela disposição descrita da cache, esta é uma situação da qual o software necessita de tirar partido da situação. Sem o software prever a mesma, tudo funciona no esquema de dois CCX em separado, tal e qual como nos Jaguar e nos Zen 2 da Xbox.



Mas a situação não acaba aqui, pois segundo os últimos relatos, confirma-se igualmente que estas cache liga à cache do GPU, o que permite que ela funcione no mesmo esquema da Infinity Cache, melhorando as performances globais do sistema como um todo, seja ele CPU ou GPU. Uma situação que, mais uma vez, requer que o software tire partido.

O Michael T, tambem conhecido como N_X_G, tambem conhecido como NX Gamer comentou a situação, comparando o que foi feito à implementação dos canais Garlic e Onion na PS4, que lhe permitiram melhorar a comunicação entre o CPU e o GPU, melhorando assim as performances do sistema e permitindo que este superasse as performances espectáveis para um sistema com aquelas performances.

O que sobra como curiosidade no meio de tudo isto… é que esta informação tenha demorado quase 10 meses a chegar, o que mostra bem que a Sony não está preocupada com o seu hardware, pois de nada adiantava explicar o mesmo pois as pessoas não entendiam (e isso viu-se com o Continuous Boost e vários websites de renome a confundirem a coisa com os boost clocks do PC), e que quando referiu que iria deixar de explicar e deixar o software falar por si… estava a falar sério.



Curiosamente eu sempre dei credibilidade a este rumor, que até partiu daqui para o Canal de YouTube Red Gaming Tech, mas perante os raios X e as opiniões dos supostos entendidos, rendi-me às evidências. Mas afinal, parece que as evidências estavam erradas… e a nossa pesquisa sobre a patente de Mark Cerny revelou-se correcta.

A confirmar-se a veracidade de tudo isto (o que só não acontecerá se a foto ou as atuais informações forem falsas), é mais um ponto aqui para a pequena PCManias!



5 7 votes
Avalie o nosso artigo
48 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Deto
Deto
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

esse foi o artigo mais rápido do PC manias ehehhe

e como será que ficam os motores de coerência de caches? pq ainda tem os caches da GPU tb?

e a Sony não fala nada, pq tudo que eles fizeram no PS5 diferente do xbox sx virou motivo de FUD, até dos canais “profissionais”, cof cof cerny mentiroso, clocks não ficam no máximo ao mesmo tempo… 5700xt não melhora acima de 2ghz.. Só procuravam defeitos e nenhuma qualidade…

Do ponto de vista financeiro, certo da sony não falar mais nada… não dá assunto (clicks e vizualizações) para quem ficava só procurando defeito no PS5 e ignorando todas as vantagens, e a Sony já sabendo que eles tb não iriam ter conteúdo patrocinado da concorrência que não vê vantagem nenhuma mais em liberar anuncio exclusivo de consoles para eles pq o “console mais poderoso” foi pego de supresa e subestimou a Sony lol

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

O máximo que eu consigo especular é isso que eu já falei acima ahhahah

G.E. já não dá mais para mim… talvez ano que vem tenha alguma apresentação da Sony nesse sentido… e assim sendo não vai ter como sair correndo na internet falando que “é mentira” igual fizeram ano passado com “clock fake” “ssd só para loading”, pq já vai ter dois anos de jogos com pelo menos metade deles rodando melhor no PS5, se diminuir o padrão de até agora ainda.

Agora que tu falou sobre o github, com vazamento dos dois consoles e com o xbox estando certo e o do PS5 estando “atrasado, versão antiga da APU”

Eu assumo que o github era da AMD testando as APUs para a Sony e a MS, e por isso estava tudo junto.

a APU do xbox estava certa lá, pq era a versão final de prateleira que a MS encomendou para a AMD.

a APU do PS5 foi testada até certo ponto e depois a Sony assumiu e eles mesmos testaram e customizaram e obviamente não usaram o Github da MS para salvar os dados.

por isso lá era uma versão antiga do PS5 e versão final do xbox.

fecha com “full RDNA2” da MS, GPU de prateleira encomendada da AMD; e “nos não simplesmente pegamos uma GPU da prateleira da AMD” que o cerny citou falando do PS5 customizada pela Sony.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
1 mês atrás

É uma loucura de imaginar que a Sony estando a ser colaboradora na criação de rdna 2 pra Pc junto a AMD construir um hardware pior do que um outro que só encomenda um produto customizado, né? É utopia demais isso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Excelente Mario. Até esqueci, mas você merece os parabéns. Foi atrás e entendeu como funcionava antes de qualquer outro. Muito bom mesmo. 👏👏👏

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Parabéns Mário! Reconhecimento sempre chega! É que nem a Justiça, tarda mas não falha!

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Ainda me lembro quando te disse que ele tinha mencionado o site e tu pensaste que eu estava a gozar. 🙂

Um dia ainda tens que ter uma opção para inglês tal a projeção do site, pois viste o que ninguém viu ou quis ver, a nível mundial.

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Ou achar q a Sony customizou para pior a GPU ao contrário de comprar a versão melhor da AMD de prateleira.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Acho que teremos que aguardar até o lançamento de RDNA 3, pois a Sony não deve dar mais detalhes do GE até lá.

nETTo
nETTo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Estes são sem dúvida os assuntos que mais me atraem pro PCManias, conteúdo de qualidade, teorias que em sua esmagadora maioria se provam reais. Tai, mais uma que o Mário acertou, mas não antes de ser contestado e chamado de fanboy.

E mais uma vez, meus parabéns ao Mark Cerny. Que console bem planejado, desenvolvido e construído.

O meu aqui com 2 meses e eu já falo que é o melhor PlayStation de sempre. Silencioso, funciona a frio, bonito (minha opinião).

Marcio
Marcio
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Interessante, Sony fez incrementos/personalizações no seu SOC como de costume, mal posso esperar para chegar jogos realmente e otimizados para a PS5 e que tirem partido desse hardware… infelizmente a COVID-19 nos fara esperar mais tempo que o de costume para ve-los…
Parabens Mario pelo reconhecimento, voce merece, excelente blog !

Deto
Deto
Responder a  Marcio
1 mês atrás

Eu gostaria de saber quais etapas da produção de um jogo são mais ou menos afetadas pelo Covid.

A princípio acredito que a parte de otimização e “tirar leite de pedra” não é, já que a Insomniac já adiciou vários patchs para Spiderman e R&C no meio da pandemia.

Então talvez os jogos atrase, mas o uso das tecnologias, não.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
1 mês atrás

Captura de movimentos é uma das partes mais afetadas. Mas claro, jogos em estágio final de desenvolvimento provavelmente já terminaram essa etapa.

Edson Nill
Edson Nill
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Parabéns, Mário! Como o Galvão mencionou, seu site teria que ter a escrita em inglês tbm, pois iria “voar”, atingindo em cheio os leitores ávidos por tecnologia dos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, etc…

Juca
Juca
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

É… Parece que o RDNA 1.5 é na verdade 2.5! Rs

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
1 mês atrás

Parabéns Mario, se tudo confirma o que está sendo especulado, vai acabar com muitas mentiras feitas sobre o ps5. Agora tbm sabemos que os jogos que estão sendo lançados para esses novos consoles, não estão usando todo o potencial dos mesmos. Principalmente no que se refere à ssd e sistema de IO. Mas uma vez digo que esses jogos com 120 fps que descem muito a resolução nem usam de forma inteligente esses consoles para aproveitar mais suas tecnologias.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Vitor hugo Reale Pereira
1 mês atrás

O que vc acha Mario desses jogos com patch “next gen” ou com 120 fps que não me parecem usar de forma eficiente a APU desses consoles?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Vitor hugo Reale Pereira
1 mês atrás

Não usam. Pois o que se precisa para se tirar o potencial de hardware é software. Se nem as engines dos Studios Sony estão totalmente adaptadas pra nextgen, imagina os outros.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Vitor hugo Reale Pereira
1 mês atrás

Não tem como subir de 60 para 120fps sem penalizar algo.

Da mesma forma que os exclusivos de PS4 geralmente correm a 30fps para priorizar o grafismo. Se você jogar o multiplayer de Uncharted 4 que roda a 60fps no PS4, notará que a resolução será menor (não me recordo se é 720p ou 900p).

Então isso é normal, considerando que o jogo visa extrair o potencial da consola, se precisar aumentar fps, irá penalizar algo no grafismo, e geralmente o primeiro que sofre com isso é a resolução.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

sim vc está certo Carlos, há penalizações. O que me referia é que esses jogos 120 fps fazem as penalizações sem usarem as novas tecnologias desses consoles e suas otimizações, para que essas penalizações não fossem demasiadamente grande como estão sendo. Foi exatamente isso que o Mario quis dizer é agradeço muito a vcs pela explicação.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Exelente Mario, compreendi o que vc falou, mesmo esses jogos usando um patch nextgen para tirar maior proveito das velocidades de Cpu e GPU, estarão presos aos códigos e métodos de programação da geração anterior. Portando não conseguem aproveitar com sua total eficiencia essas integrais do ps5. Ou seja, nao que esses jogos rodaram com mais resolução ou fps, mas sim o fariam com um melhor aproveitamento sem penalizar a parte gráfica como um todo.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Aprendo muito de tecnologia aqui no Pcmanias, graças ao Mario e seu conhecimento da área, fazendo até pessoas mais leigas entenderem de hardwere e softwere, claro que de forma bem simplificada.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Me lembrou os velhos tempos de Cálculo 1, limite, derivada, integral lol.

Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

Me pergunto quando teremos jogos com motores adaptados para aproveitar o hardware nextgen…2025?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

Toda geração os motores vão se adaptando até o fim. Já temos uma primeira fornada aí e um exemplo dela é Ratchet and Clank. Ano que vem devem aparecer mais jogos dessa fornada. Depois creio que vem uma segunda fornada em 2023/24 e uma terceira já fim de geração (2025 em diante).

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Marco Antonio Brasil
1 mês atrás

É uma questão interessante, que envolve até um trade-off.

Ao contrário das transições entre gerações anteriores, na transição PS4/X1 para PS5/XSX, resolveram manter a mesma arquitetura, com APUs muito mais capazes, cheias de novas features, mas essencialmente com o mesmo conjunto básico de instruções da geração anterior.

Essa manutenção de arquitetura possibilitou uma série de novidades interessantes, desde a retrocompatibilidade total com a geração anterior possibilitando inclusive improvements (unlock fps), ou até um certo controle sobre o investimento, já que é muito mais complicado mapear custos de novos jogos caso fosse uma arquitetura totalmente nova e ainda desconhecida. E como sabemos, produções triple-A dobram de custos a cada nova geração, chegando em um patamar elevadíssimo de investimento nos dias de hoje.

Por outro lado, manter a mesma arquitetura nos impediu de se surpreender em 2020 como fomos surpreendidos em 2013 com Killzone Shadow Fall e Ryse Son of Rome. A Decima Engine foi feita do zero para o PS4 na marra, e obviamente seria totalmente incompatível com o PS3 que era outra arquitetura. Era um caminho sem volta, a Decima Engine não era um “puxadinho de PS3”.

Como vimos até agora, salvo pouquíssimas exceções (R&C, Demons, etc.), na maioria dos jogos atuais preferiram não arriscar, mantendo a arquitetura base da geração anterior, entregando alguns improvements para a geração atual. E desconfio que com a pandemia, ainda demoraramos um tempo precioso até ver next-gen em larga escala.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

OFF

Horizon Forbidden West 18/02/2022

Ok, é um adiamento, eu preferia que lançassem no final do ano para aproveitar as férias. Mas 3 meses para mim é um adiamento relativamente tranquilo.

https://twitter.com/Guerrilla/status/1430611047308677123?s=20

andrio
andrio
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

Pra mim que pegou 3 jogos no lançamento + Dlc de ghost foi bom esse adiamento. Bolso agradece….rsrss

Mas com esse adiamento eu sinto que Gow pode ser adiado para 2023….

Achei uma burrice da sony colocar alguém na GC só pra dizer a data de lançamento do jogo sem nenhum trailer. Espero que tenha alguma apresentação até o final do ano para atualizar a galera dos próximos jogos que estão por vir.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  andrio
1 mês atrás

Eu ainda tenho alguma expectativa de ver Horizon no começo de 2022, GOW Ragnarok no meio de 2022 e GT7 no final de 2022.

Os 3 jogos são cross-gen, o que talvez facilite um pouco caso seja o mesmo ciclo de desenvolvimento nas duas gerações de consolas, fazendo o mesmo uso de LODs, e demais métodos amplamente usados na geração passada.

Mas claro, posso estar errado, e caso GOW Ragnarok vá para 2023, creio que ficaria feio para a Sony que anunciou o jogo para 2021. Uma coisa é adiar de 3 a 6 meses. Outra é adiar de 1 a 2 anos.

andrio
andrio
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

Então Carlos, eu não acredito que gow vá para 2023 por causa de desenvolvimento mas por decisão estratégica para não atrapalhar as vendas. Se eles tinham um target para 2021 era pq o jogo tava bem avançado em desenvolvimento. Eu acho isso no caso.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  andrio
1 mês atrás

Eu até acredito em decisão estratégica, mas algo como poucos meses de diferença. Horizon FW sairá em Fevereiro, logo existe toda uma janela a ser preenchida de março até dezembro. Mas se ficar pronto no final do ano, aí possivelmente podem postergar para o outro ano como você sugeriu. É possível.

Deto
Deto
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

off:

procurei na internet e não achei, alguém tem link para um Tabela com clocks e numero de CUs das Radeon 6500, 6600 e 6700?

eu acho que os problemas do xbox SX não render os tais 12TF é pq ele tem compromisso com o Azure e com xcloud para rodar 4 sessões de Xbox One na Xcloud.

Queria saber mesmo é quais os tamanhos, em CUs, que cada chip da 6×00 pode ter.

PS5 é 40CUs com 4 desativados?
XSX é 56CUs com 4 desativados?

xbox one tem 14CUs com 2 desativas, 12CUs.

a MS anunciou que o xcloud vai rodar 4 sessões de xbox one no SX… então tem que ter pelo menos 48CUs.

queria ver se para garantir os 48CUs com CUs desabilitados para garantir a produção, seriam necessários 52CUs?

Juca
Juca
Responder a  Deto
1 mês atrás

Não tenho como colar links aqui do smartphone (alguma restrição provável da versão mobile do site), mas procure por “list of amd gpus” o primeiro link é o do wikipedia e tem essas informações.
Sobre os cudas, 6600 tem 28 a 6500xt (32?/40)?, a 6600xt tem 32 cu, a 6700 tem 36 A 6700xt tem 40, a 6800 tem 60 a 6800xt 72 e a 6900xt tem 80cu… Os clocks não sei… Mas na lista lá do wikipedia tem.
O rendimento de tflops do Xbox é alcançado até onde sei. Não há comprometimento com nada, até porque, processamento em nuvem se soma e não se subtrai de um hardware.
Series x tem 52cu a 1825Mhz
PS5 são 36cu a até 2233Mhz.

Nerd do PC
Nerd do PC
1 mês atrás

Parcialidade KKKk

A Microsoft pediu à Digital Foundry que não revelasse diferenças entre as configurações do PC e do Xbox Series X no Flight Simulator.
Ela não irá mais comparar o PC com os consoles a menos que eles tenham as mesmas configurações exatas, mas irá comprar os consoles apesar de não terem as mesmas configurações exatas.

Deto
Deto
Responder a  Nerd do PC
1 mês atrás

Todo mundo sabe como funciona “pedido” de empresa

Ela pede, se tu não atender perde os presentes… Tipo anunciar em primeira mão os dois últimos consoles da “pedinte”

Ou seja, se atendeu o pedido obviamente tem rabo preso e vai continuar tendo.

E tinha que ser o idiota do Alex Bugaga para falar isso como se não fosse nada, e tão desonesto que nem sabe o que é desonestidade mais

E a última reclamação que eu tenho da DF é exatamente esses comparativos.

E vc e todo mundo sabe que eles encheram de comparativo PS5 vs PC.. e tinha zero comparativos de Xbox vs PC.

E que fazia esses comparativos era exatamente o Alex Bugaga… O doido que passa o dia todo na internet correndo para cima e para baixo falando que o Cerny era mentiroso e a CPU e GPU não ficavam no clock máximo ao mesmo tempo e que o PS5 não tinha RT por hardware e o Xbox sim.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Provavelmente deve ter alguma coisa.

E os céticos, as vezes eu penso que 1/3 e fã de Xbox, 1/3 e pczista tipo o Alex Bugaga que fica todo dolorido com qualquer coisa boa no hardware do Ps5 e somente o outro 1/3 é realmente cético.

Por hora o que melhor acertou sobre os novos consoles, previu a abordagem da Sony e da MS, foi o NXgamer.

Então o NX Gamer continua tendo crédito para prever, chutar, supor ou opinar sobre algum possibilidade, igual ele acertou na mosca sobre a abordagem da Sony e MS com o PS5 e SX.

Muito mais que a DF, que tanto puxam o saco no Beyound.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

É isso mesmo, se 10TF está a ser igual ou superior a 12TF, então tem que haver uma explicação para isso, e neste aspectou ou se adota uma atitude negacionismo ou se tentar perceber a forma como a PS5 foi construida e a forma como elimina gargalos tradicionais de performance.

A cada comparação que vejo, a balança tende a pender favoravelmente para o lado “mais fraco”, não é por acaso que a Microsoft nunca mais tocou no argumento do poder.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Alguma coisa tem que ter mesmo no PS5, acho que somente as vantagens do clock não explica tantos jogos com vantagens.

E quem que vc confia na imparcialidade falou que não tem?

======

Falando em PC, o LinuTechTips fez um vídeo muito bom sobre o SSD do Ps5 expansível… disse claramente que é mentira quem fala que é difícil trocar o SSD, que “é uma bagunça”.

Ficou trocando o SSD toda hora no vídeo sem edição e ainda meteu o pau nas “soluções proprietárias”

Foi isso que eu previ que aconteceria com a choradeira dos sem noção, Windows Central, acabaram por expôs novamente o Xbox no final como pior escolha.

Linus tem muito mais alcance com “hardcore” e qualquer audiência que o Windows Central…. Isso acho que é o que o Jin Raian espera que aconteça sem a Sony precisar fazer nada… Simplesmente marketing natural e orgânico.

Cada comparativo é um back Slash no “monstro 12TF”

De qualquer jeito, acho q depois que a pandemia passar com certeza a Sony vai liberar o Mark fazer uma palestra grande…

error: Conteúdo protegido