Snapdragon 8cx bate um i5 da Intel

O Snapdragon 8cx é um processador da Qualcomm a 7nm para PCs, e bateu em testes um i5 da Intel.

A Microsoft pretende apostar em força nos processadores AMD para fazer crescer o Windows 10. Mas para o sucesso total eles necessitam competir com os processadores da AMD e Intel, algo que aparentemente parece não vir a ser um problema.

O Snapdragon 8cx é a aposta da Qualcomm num processador ARM para PC, e para mostrar isso mesmo, a empresa fez uns benchmarks face a um i5 e mostrou que este processador já o ultrapassa em funções que exigem grande computação.

A dúvida era se um processador ARM tinha o poder computacional necessário para estas situações, e foi nesse sentido que a Qualcomm resolveu passar das palavras à acção, mostrando em vez de meramente dizer.



O video mostra claramente que o 8CX está à altura do i5, superando-o muitas vezes.

Para que a coisa não se limitasse a aplicações do OFFICE, programas como o Photoshop da Adobe foram usados, e com igual sucesso.

Convêm ainda ter em conta que o Qualcomm está a executar todas estas apps sob a forma de emulação pois estas não foram concebidas a pensar na sua arquitectura, o que significa que as vantagens do seu processador serão no futuro superiores ao que já se vê.

 



newest oldest
Notify of
Marcelo Araujo
Visitante
Marcelo Araujo

Enquanto a evolução dos núcleos x86 parece lenta, quase estagnada, como se explica um processador Arm, com uma camada de emulação, que consegue rivalizar com um processador Intel que consome o dobro de energia?