Suporte de software dos televisores revela-se de pouco interesse pela falta de suporte.

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

As marcas publicitam determinados suportes no software dos seus televisores, mas a realidade é que poucos anos depois essas características revelaram-se quase inúteis pela falta de suporte dado aos mesmos.

Nota: Artigo 100% de opinião baseado em experiência própria num leque limitado de produtos.

Estávamos em 2015 e comprei uma SmartTV 1080p aqui para casa. Suporte 3D, a Netflix, suporte Miracast, transferência de ficheiros, apps, jogos, browser… enfim, uma panóplia de situações que tornavam a TV imbatível.

Mas pouco tempo depois… a TV começava a tornar-se diferente. As novas atualizações tornaram os menus lentos. O browser apesar de funcional tornou-se ultrapassado e lento, o Miracast não teve mais atualizações e atualmente é problemático de funcionar, o Netflix ainda vai funcionando, mas não suporta perfis para vários utilizadores, e o 3D foi abandonado pelos fabricantes não tendo mais suporte.

Resumidamente, as características da TV, particularmente as que dizem respeito ao software, tornaram-se obsoletas e irrelevantes, com os serviços a serem um a um encerrados. A TV mantêm-se a funcionar com um chromecast pela sua elevada qualidade e imagem, mas o certo é que fora as questões de hardware puras e duras, a TV tornou-se obsoleta.



Em 2017 adquiri nova TV. Igualmente uma SmartTV, com 3D, já com uma nova versão do sistema operativo, e mais uma vez cheia de novidades. E agora em 2021, a TV avança pelo mesmo caminho. O Netflix continua a funcionar em pleno, mas com menus super lentos, alguns menus da TV estão igualmente lentos, há bugs na conexão wi-fi que apareceram com atualizações e que não foram corrigidas, e muitas características estão já com problemas funcionais. Basicamente a TV segue pelo mesmo caminho.

Em 2019 veio mais uma TV, desta vez de outra marca (as anteriores eram da mesma marca). Impecável, mas com alguns problemas de suporte e outros relacionados com software que até hoje se mantêm por resolver. O suporte desta marca, apesar de ser uma marca líder de mercado, é terrivelmente fraco, e apesar de a TV na parte funcional não comprometer e ter a qualidade que desejei, gostava de ver mais suporte e os problemas resolvidos, não augurando assim um caminho em tudo semelhante ao dos restantes televisores.

Nesse sentido, desde à algum tempo que as características de situações que passam por suporte software deixaram de me importar nas TVs. Aquilo que percebo é que as marcas tratam estes produtos que deveriam ter vida alargada, a nível de suporte, de forma inferior, isto apesar dos seus elevados preços.  E é uma questão de tempo até os serviços deixarem de ficar funcionais, os menus abrandarem devido a atualizações que no fundo se limitam a gastar mais recursos e memória, sem trazerem verdadeiramente nada de novo, e toda a parte smart da TV ficar ultrapassada.

Nesse aspeto temo por algumas das características de nova geração que a TV suporta, como o VRR ou o ALLM, que poderão ficar desatualizadas com o tempo, não levando o suporte desejado para as manter atuais. Mas a realidade é que as marcas só pensam em vender TVs novas, e não em dar suporte às já vendidas.

Neste artigo evito falar de marcas, apesar que vontade não falta. Refiro apenas que as marcas em causa são as duas líderes de mercado, o que nada abona a seu favor e até deixa a pensar sobre o que acontecerá com as restantes marcas com menos quota. Se calhar são melhores, ou Deus nos livre… piores ainda!

Seja como for, fica um conselho. São livres de o seguirem ou não, mas ele é baseado na minha experiência. Se quiserem uma TV, prestem atenção à qualidade de imagem, entradas, características do hardware, e outras. Mas não fiquem fascinados com suportes a Netflix, Hulu, Apple TV, Stadia, Geforce Now, ou outros… Tudo isso são situações que serão muito bonitas durante 2 a 3 anos, mas que depois as marcas deixarão de suportar. E naturalmente que quando alguem compra uma TV não está a pensar num smartphone para andar a trocar regularmente, esperando uma vida mais alargada. Uma vida que terá a nível do hardware e funcionalidades do mesmo, mas não do software!



Alguém com experiência diferente ou semelhante? Relate a mesma nos comentários!

 

 



0 0 votes
Avalie o nosso artigo
26 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
marcio
marcio
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Quero contar minha experiencia com 3 televisores:
1º- LG full hd 40″ (não smart) comprada por volta de 2010 para o velho PS3 (me lembro ate hoje a experiencia de sair de uma TV SD para uma Full HD e jogar Killzone 2 e Uncharted 2, pareciam outros jogos de tanta qualidade), a mesma funciona super bem ainda hoje, coloquei um chromecast na mesma e me serve muito bem para assistir netflix e outros servicos, a TV cumpre bem ao que se propõe. (exibir imagens).

2º- Depois por voltar de 2012 peguei uma Samsung Full HD 3D Smart, ótima qualidade de imagem, porem era pessima em todo o resto, o S.O era horrivel, havia delay ate para aumentar e diminuir o volume, era uma vida para fazer qualquer coisa, a mesma tinha uma webcam, que funcionaria como um Kinect para interagir com a TV mas era uma experiência muito ruim ele identificava movimentos aleatoriamente, e com o tempo tudo ficou mais travado ainda…só me valeu a pena porque era incrivel jogar Killzone 3 em 3D, hoje em dia não uso as funções smart dela, pois tudo ficou desatualizado e mal funciona(acabei colocando um amazon stick para acessar conteudos via stream).

3º- Mais recentemente em 2019 comprei samsung novamente uma QLED Q6F, me parece que a samsung aprendeu bastante, o sistema bem mais leve, com varias opções de configurações e calibração de imagem, e com uma qualidade de imagem sensacional.. e até o momento tudo funcionando bem, estou esperando o PS5 mostrar a que veio para eu comprar um e plugar nessa TV.

Aparentemente as smart tvs (pelo menos a samsung) aprenderam e melhoraram muito o S.O, só precisam melhorar o suporte das TVs atualizando e melhorando na medida do possivel e por experiencia propria vale mais a pena comprar uma TV pela qualidade do painel, resolução e outros specs do que a funções smarts.

Jack
Jack
3 meses atrás

É normal con softwares proprietários.
Para quem dá valor ao SO e funcionalidades de Tvs o melhor será uma TV android.

Deto
Deto
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Não tenho nada a reclamar sobre a minha Sony X905E na parte smart comprada em 20 de Março de 2018, muito pelo contrário… SO ELOGIOS.

Começou no Android 7 e foi atualizada para o 8 e agora para o 9, mais atualizações que vários celulares Android.

Chegou a ficar com pacote de atualizações de segurança mais recentes que meu celular da época, Moto G5, inclusive a acabou que esse Moto G5 morreu no Android 8 enquanto a minha TV está agora no Android 9.

A velocidade só melhorou.

Saiu Prime Vídeo e Disney+ nesse tempo.

YouTube começou a suportar 4k COM HDR.

Todos os apps de streaming que saíram novos desde que comprei minha TV rodam muito bem na minha TV

Mas não espero mais atualizações….

Duvido que saia VRS e ALLM para o PS5 e seja atualizada mais uma vez para Android 10

Para Smart, eu sigo recomendando Sony, e agora as novas TVs Sony, 2021, já saem com Android 10… Acredito que a partir de agora as atualizações dessas novas TVs Sony vão ser muito mais rápidas que a minha.

Mas agora o Bozo, o miliciano lunático, botou a correr a Sony e FORD do BR… Então nada de sonhar com upgrade para X905J ou alguma OLED da Sony… Vou ter q mudar para Samsung ou LG com seus smart pouco confiáveis.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Deto
3 meses atrás

Olha cara, eu uso duas samsungs, uma desde 2017 e outra que comprei ano passado, e o smart delas não tem nada de pouco confiáveis, muito pelo contrário

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Eu fui surpreendido… Também não esperava esse nível de suporte e comprei pq na época era a melhor LED com HDR disponível.

Aliás, nem lembro mais pq escolhi esse modelo…

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Uso uma desde 2017 e nunca tive problema algum, roda tudo muito bem até hoje e inclusive essa semana saiu uma atualização dela

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Mas eu não estou duvidando de voce e nem de ninguém, só estou dizendo que nunca tive problema nenhum com a marca

Deto
Deto
Responder a  Fernando Molina
3 meses atrás

Olha, eu confio por histórico.

Até hoje só vi reclamações das TVs mid na parte smart das outras marcas.

Lembrando que a minha Sony x905e é mid também.

As TOPs eu não sei como estão.

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Deto
3 meses atrás

Então se voce só ouviu reclamações, da minha parte estou te dizendo que nunca tive problemas, mas se voce só acredita em quem reclama, aí não posso fazer nada

Ennio Rafael Costa Lima
Ennio Rafael Costa Lima
Responder a  Deto
3 meses atrás

Também uso uma Sony 905 E, tv fantástica, mas recentemente tenho tido problemas para ligá-la. Do nada a tv não liga, tenho que retirar o cabo de força e colocar, só depois ela religa.
Estou pensando em passar para a 900H, pois com o psicopata na presidência, penso que se não pegar essa oportunidade, não vou ter mais tvs da Sony.

Hiago
Hiago
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu tenho que dizer que alguém (no caso órgãos reguladores) comecem a limitar esse tipo de política das empresas e o capitalismo como conhecemos está morrendo e ele precisa morrer para as futuras gerações terem um mínimo de qualidade de vida. Penso que produtos com obsolescência programada deveriam ser melhor fiscalizados e considerado como um crime grave, até o marketing de alguma forma deveria ser limitado na questão de induzir as pessoas a trocarem seus aparelhos eletrônicos de 2 em 2 anos ou até menos que isso. Esse modelo é insustentável e talvez a alternativa seria as empresas mudarem a forma como vendem e produzem seus produtos, talvez com aumento de preço, porém que sejam mais duradouros.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu tenho uma LG Super UHD 4k de 2017 e em termos de S.O aplicações e atualizações não tenho absolutamente nada a dizer roda lisinho até hoje.
Agora sobre a vida util da mesma não posso dizer o mesmo, como referi numa outra noticia o ecrã ficou com 4 linha pretas na horizontal. (uns dizem pixeis queimados outros dizem que é das fichas laterais, o que é certo é que a LG diz que é do painel)
pedi orçamento á LG e o valor é absurdo.
Já a Sony 1080p HD com mais do dobro da idade ainda funciona no quarto da minha filha…

Portanto estou com um dilema bastante grande….não sei qual vou comprar.
LG gostei bastante e reforço o bastante mas a vida util é curta (no meu caso claro, existe quem diga que foi azar..)
Samsung nunca tive e Sony não sei como está atualmente…até me pergunto se as Tv´s SONY ainda tem alguma coisa SONY ou já está tudo em outsourcing..

João Ferreira
João Ferreira
Responder a  Alexandre Oliveira
3 meses atrás

Aconteceu o mesmo comigo. LG Super UHD 4K de 2016/17 não me lembro bem do ano (tenho de ver na etiqueta por trás), 2 linhas na horizontal mesmo no meio do ecrã.
Já agora em relação às app’s apenas utilizo o YouTube e Netflix e funcionam bem. Também não me posso queixar do SO que funciona com fluidez. Entretanto fui á procura de uma app bastante recente que é a Disney + e tinha lá disponível na store.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  João Ferreira
3 meses atrás

Pois, já vi que é um problema comum neste modelo, é pena porque é uma boa TV.

As Oled pelo que vi também têm a sua cota de problemas… Parece que o ciclo de vida das smart tv é de 3/4 anos, muito curto para o valor e equipamento que é…

Deto
Deto
Responder a  Alexandre Oliveira
3 meses atrás

Lê o meu cometário acima.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Deto
3 meses atrás

Obrigado pela partilha Deto já me convenceu a dar uma vista de olhos nas Sony.
Ando há uns anos com a ideia de que são fiáveis mas pouco atuais até no comando, mas vou investigar e ver se mudo de ideias.

By-mission
By-mission
Responder a  Alexandre Oliveira
3 meses atrás

Sendo bem sincero, se mora aqui no Brasil não compraria Sony, meu irmão trabalha como gerente do Carrefour e a verdade é que vai haver um bom desconto das TV Sony então se ainda assim vc quiser aproveitar e bom ir olhando porque se não estou em erro vai ser nesse mês ou no próximo.

(PS. Esses descontos vão ser em todas as lojas porque a Sony saiu do Brasil)

(PS. 2 Se achar um bom desconto até iria mas já fique a saber que o suporte já ruim passará a inexistente com o fechamento da fábrica de Manaus)

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  By-mission
3 meses atrás

Estou em Portugal mas obrigado pela dica.

Felipe Leite
Felipe Leite
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário, alguma das suas tvs era Panasonic?
A minha TX-P55VT60(último plasma topo de gama) de 2013 com sistema da própria Panasonic, deixou de ter actualizações desde 2017! O Netflix dela é a versão que sequer aceita os filmes/séries com escolhas. A TV tem câmera própria que ficou inutilizada desde 2015 devido a falta de actualizações ao Skype…
A minha 65dx900 de 2017 tem o sistema operativo da Firefox que foi descontinuado, por isso nem vale a pena entrar em detalhes. Ambas as Tvs são topo de gama e sofreram um completo descaso em termos de software.
Se não fosse pela qualidade extrema da imagem que as Panasonic possuem, eu não voltaria a pegar nenhuma TV Panasonic. (o que tbm será difícil, visto que a Panasonic desistiu do mercado ibérico)
A última TV que comprei foi a LG 55c9, até ao momento tem actualizações regulares, vamos ver até quando se mantém…

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Um adendo a essa explicação, apenas existe nas Tvs 3D com tecnologia passiva.
A LG sempre apostou no 3d passivo (óculos simples como os do cinema)
Eu fui (e sou) um entusiasta do 3d, as minhas Panasonic possuem 3d ativo, não são tão confortáveis como o 3d da LG e depois de um filme completo os olhos ficam cansados.

error: Conteúdo protegido