Acções da Nvidia cairam 54% devido à queda da Mineração de criptomoeda. Investidores processam agora a Nvidia por mentir quanto às perspectivas.

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

A Nvidia não está exactamente em excelentes lençois. Apesar de quedas registadas em toda a industria de GPUs pela queda da procura de GPUs para a mineração de cripto moeda, a Nvidia foi quem se portou pior, ficando com stocks excessivos. A empresa tinha garantido aos seus investidores que tal cenário nunca aconteceria uma vez que o mercado Gaming sozinho conseguiria absorver todos os GPUs. Tal não aconteceu e agora investidores com prejuízos estão a processar a Nvidia por mentir.

O ultimo quarto de 2018 foi algo desagradável para a Nvidia, com os investidores a desfazerem-se de acções da empresa devido a más prestações de mercado, o que levou a uma queda do valor das acções de 54%, e tornaram a Nvidia na empresa com pior performance do S&P 500 nesse periodo.

O valor de mercado da Nvidia subiu tremendamente desde 2016 até Setembro de 2018, passando de um valor de 14 mil milhões de dólares, para algo como 175 mil milhões de dólares. Tudo isto deveu-se a excelentes prestações no mercado de GPUs, e foi exponenciado pela procura de máquinas para mineração de cripto moeda e com capacidades de inteligência artificial.

Infelizmente para a Nvidia a queda da Bitcoin levou a uma queda na procura dos GPUs, levando a que as vendas caissem abruptamente. Em Novembro passado a procura por GPUs para este tipo de aplicação, era basicamente nula.

A consequência desta situação foi que a Nvidia acabou com um enorme stock de GPUs e que tinha dificuldades em escoar, e como é normal nesta empresa, a Nvidia soube subir o preço dos seus GPUs quando a procura aumentou, mas já não os soube descer ao mesmo ritmo quando a procura quebrou, o que piorou ainda mais as coisas.



Dado que a situação afectou a industria em geral, a queda dos preços dos GPUs era essencial para que o mercado Gaming pudesse escoar melhor os produtos em stock. Por exemplo a Radeon RX 580 da AMD, que teve igualmente enorme procura para a cripto mineração, e que estava s r vendida a 550 dólares em Fevereiro, teve uma queda de preços de 67% para os 180 dólares. No entanto, estas quedas não foram vistas nos produtos da Nvidia.

Mais ainda, a quebra da cripto mineração levou a que muitas empresas inundassem o mercado com GPUs com qualidade usados, levando a uma menor procura de GPUs novos, o que não ajudou igualmente. A Nvidia não só não previu nada disso, como nas reuniões com os accionistas veio dar a conhecer que estes não se deviam preocupar pois a procura do mercado de Gaming absorveria toda e qualquer quebra do mercado da cripto mineração. Tal não aconteceu e alguns investidores tiveram prejuizos enormes, sendo que um dos seus investidores abandonou mesmo a Nvidia, levando à queda brutal das acções aqui reportadas.

Agora as últimas notícias dão a conhecer que alguns investidores estão a querer processar a Nvidia por ter mentido nas reuniões, e a empresa de advogados Schall está mesmo a encorajar todos os investidores que perderam mais de 100 mil dólares a juntarem-se num mega processo de indemnização.

Segundo esta empresa a Nvidia terá tido frases que se revelaram não só falsas como enganadoras. A NVIDIA terá afirmado ter a capacidade de monitorizar o mercado da cripto moeda, fazendo mudanças rápidas no seu negócio à medida que tal se revelasse necessário. Afirmaram ainda serem “mestres em dominar o nosso canal, e perceberem o canal extremamente bem”, e terá afirmado que qualquer quebra da cripto mineração não afectaria de forma alguma o seu negócio devido à garnde procura dos seus GPUs pelo mercado Gaming. Baseado nestes factos e no facto de a Nvidia ter ficado com 2/3 dos seus stocks de GTX 1060 encravados, estas afirmações só podem ser vistas como falsas, e enganadoras dos investidores.



error: Conteúdo protegido