
De acordo com Dave Perry, co-fundador e CEO da empresa de jogos online Gaikai, a Apple poderá ser a maior ameaça actualmente existente para as tradicionais consolas de video-jogos.
Segundo Dave, a Apple produz hardware com updates impressionantes a cada 12 meses. E isso é acompanhado pelo software que vai dando às pessoas as características que estas querem ver, a cada seis meses.
Esta situação permite que os telemóveis se tornem uma grande ameaça às consolas, particularmente ao ritmo a que avançam tecnológicamente.
E se as consolas de mesa ainda dobram como centros multimédia e possuem uma potência superior, Dave acredita que as consolas portáteis estão numa posição bem mais delicada, posição com a qual concordamos plenamente.
As pessoas gastam muito dinheiro num iPhone, um aparelho que faz chamadas, acede à internet, tira boas fotos e corre todo o tipo de aplicações e ainda corre jogos. É uma plataforma muito completa. Já as consolas fazem apenas uma coisa… executam jogos… e a preços bastante mais elevados.
Na sociedade actual os aparelhos mais limitados estão condenados. Não são o que as pessoas desejam transportar consigo quando as podem trocar por outra coisa que faz tudo.
Apercebendo-se disso as companhias acrescentam funcionalidades às suas futuras consolas portáteis, ao ponto de quase as transformarem em telemóveis. Mas será isso a solução? É que uma consola com telemóvel é bem diferente de um telemóvel que faz de consola.
Esta ameaça é confirmada com os números apresentados pela Electronic Arts, que refere que se as consolas representavam 80% do mercado em 2000, actualmente apenas possuem 40% dessa fatia, sendo que a plataforma em maior crescimento o iPad.

