Mercado de subscrições está estagnado. O de venda de jogos explodiu.

Quem o refere é Matt Piscatella, analista de mercado da Circana (Antiga NPD).

Matt Piscatella é um nome conhecido de quem frequenta fóruns. É membro da Circana, antiga NPD, que faz a análise das vendas de hardware e software no mercado Norte Americano, e há vários anos um ativo membro de diversos foruns a divulgar os resultados mensais que a sua empresa coleta.

Ora segundo este senhor, os dois últimos meses mostraram uma tendência. O mercado de subscrições estagnou, mas o de venda de grandes jogos… Explodiu num crescimento enorme.

 



Segundo Matt, o mercado das subscrições apenas cresceu 2% em Abril, estando assim a sua expansão estagnada.

Por outro lado, o mercado tradicional de vendas teve um comportamento referenciado como excepcional, com um grande aumento de vendas, quer digitais, quer físicas.

 



16 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
18 de Junho de 2023 10:00

Normal isso por inúmeros motivos. Para mim principalmente ainda preferio compra um jogo e usufruir do máximo dele, do que andar a pagar aluguer de jogos, para no fim nunca jogar é nada. Eu em serviço como Netflix já passo mais tempo só a saltar a ver o que tem de bom do que assistir praticamente o que eles oferecem!

Last edited 10 meses atrás by Daniel Cardoso
Juca
Juca
18 de Junho de 2023 10:51

Tenho a impressão que alguns da indústria estão voltando a ver que lançar uma demo pra ver se alguém está disposto a comprá-lo talvez seja melhor negócio que deixar o consumidor acreditar que é melhor esperar chegar num serviço.

Ainda decepciona um pouco ver que as empresas têm setores diferentes onde cada setor tem seu próprio interesse e parece que não conversa com o resto, e fica a fazer marketing como se falasse de informação… eis uma entrevista com o chefe de assinaturas do PS a falar de sucesso da nova Plus (há coisas interessantes aí pelo meio que depreendem estratégias da Sony e planejamento futuro):

https://www.gamesindustry.biz/playstation-confident-in-ps-plus-strategy-as-it-readies-ps5-game-streaming

Last edited 10 meses atrás by Juca
Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
18 de Junho de 2023 12:29

Juca te respondendo ao post de ontem a respeito do jogo Lies of P:

O Pc que eu estou no momento não é tão forte tendo uma configuração bem simples, com um I7-11800H, 16gb ram ddr4 e uma Rtx 3060 de 6gb.

Eu rebaixei o jogo para te responder melhor, então aqui vai: Joguei a Demo até o Boss com as seguintes configurações: Tudo na configuração “Best” (acredito ser o ultra) menos o anti-alising que deixei no High, na resolução 1440p.

Não fiz uso do DLSS ou do AMD Fidelity FX Super Resolution 2.0.

O jogo fica em sua maior parte em 60 fps, tendo algumas quedas para 55 fps, isso porque eu reuni um monte de inimigos em um lugar só. (Eu forcei que isso acontecesse)

Ao atravessar o mapa me deparei com alguns stutterings, mas tenho minhas dúvidas se foi o jogo ou meu SSD que já esta lotado, tendo apenas alguns GB livres, inclusive até o Halo MCC deu Stutterings coisa que não acontecia.

O processador não passa do 60% e a GPU varia entre os 95% a 100%.

Enfim esse jogo deve estar precisando de mais optimizações no console, pois no Pc ele esta bem leve.

Obs: Eu sempre limito os jogos a 60fps, mas se eu desbloquear o jogo roda acima dos 60.

Hennan
Hennan
Responder a  Daniel Torres
18 de Junho de 2023 13:34

Joguei pouco no PC. Não gostei nenhum pouco do que vi. Graficamente é bem fraco. Com tudo no máximo e dlss qualidade, consegui manter 4k120 na maior parte do tempo.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
18 de Junho de 2023 22:25

Pois é, nos consoles parece estar pior, o PS5 em 1080@60 com sttutering e quedas, pela análise do hildo. Mas deve estar changando nos 4k com fsr, é o que presumo.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
18 de Junho de 2023 23:48

Realmente, o FPS fica até mais ou menos estável mas tem muitas variações de frame time. Acho q o modo mais estável é o performance mesmo. Eu gostei bastante do jogo. Pra quem não tem BB2, esse quebra o galho.

Last edited 10 meses atrás by Tiohildo
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
19 de Junho de 2023 3:54

Estúdio pequeno. Acordo com a Microsoft. Imagino que não deram atenção necessária a versão do ps5. Mas sinceramente, não perdermos muito. Se não fosse o marketing da Microsoft, esse jogo nasceria morto.

Hennan
Hennan
18 de Junho de 2023 11:27

Acho que é mais um fenômeno do período escolhido do que uma projeção do futuro.

Hennan
Hennan
18 de Junho de 2023 11:35

Não tenho dúvidas que os grandes jogos vão continuar vendendo. O problema é o que acontece com o restante dos games. A adoção da estratégia pela Sony vai ao menos servir pra trazer dados ao mercado. Já que a Microsoft insiste em esconder tudo.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
18 de Junho de 2023 12:28

Ótimo saber que ainda há preferência pela compra de jogos. Eu prefiro comprar meus jogos. Mesmo quando Forza Horizon 5 foi lançado e estando Day One no GamePass, eu comprei, por não curtir essa ideia de ficar pagando por aluguel de jogos, pois são interessantes até certo ponto e nada supera pra mim olhar minha biblioteca de jogos comprados e de estarem ali disponíveis quando eu quiser jogar em meus consoles e PC.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
18 de Junho de 2023 12:34

Se esta tendência se manter ou se consolidar a MS vai ter que rever seus planos com a gamepass. Será que os fãs da marca aceitarão um mudança de rumo? Se realmente ocorrer mudanças acredito que o jogo AAA no dia 1 será o primeiro corte.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Junho de 2023 16:20

Concordo contigo, acrescento que o gamepass cria um sentimento de desmotivação em comprar jogos.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Junho de 2023 18:16

Eu fui ver, e usando preço EUA de referencia.

15 USD por mes de GP
25 USD por mes de GP ultimate

Supondo que o sujeito vai demorar três meses para zerar starfield e nesse tempo ele só vai ter tempo para jogar starfield.

com GPU, já sai mais barato comprar o jogo e ter para sempre.

com GP dá 45 USD por três meses para zerar e vc não é dono do jogo

Ainda se seguir o padrão, Starfield vai ter DLCs que se seguirem o padrão Forza Horizon, terão que ser compradas por fora do GP.

Eu acho que na hora de comprar o sujeito vai fazer a conta e ver que vale mais a pena comprar o jogo que assinar GP.

Quem resolver assinar GP pode concluir depois que não vale a pena assinar GP e sim comprar o jogo.

Eu acho que nem para inflar GP por três meses o Starfield vai servir…

Tem várias outras contas nisso… o cara assina GP para jogar starfield e zerar em três meses e nesse tempo tem algum imprevisto… quando vê, já se passaram 6 meses assinando GP e o sujeito ainda não terminou Starfield e assim sendo já pagou mais caro no GP para alugar o jogo que pagaria comprando.

Last edited 10 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
19 de Junho de 2023 15:05

Existe uma certa lógica no serviço Deto, que é a de que muita gente assina e depois deixa correr a assinatura na renovação automática porque é um pequeno valor e o assinante prefere ter um catálogo sempre à disposição pra se um dia for usar.
O que quero dizer, é que nem todo mundo fica fazendo conta na ponta do lápis ou fica ponderando o tempo todo o que vale a pena. Eu mesmo vivo falando de cancelar o Netflix e minha esposa que nem usa diz, não deixa aí que é melhor ter a opção. Entende. Mas sim, pensando em custo benefício, é melhor comprar um jogo de que se goste. O maior benefício do Gamepass pra Starfield aí é poder testá-lo antes por um tempo razoável antes de comprar, ou pros assinantes anuais que já assinaram mesmo, é jogar o game sem pagar nada a mais do que já pagaram. Mas assinar muito tempo o Gamepass só pra jogar ele, acho que não é tão vantajoso. Agora, não acho que Starfield seja um jogo pra se jogar mais de 3 meses pra quem jogará com alguma regularidade, mas lógico que sempre há asilados a jogarem mais de 1000h de um jogo…

Last edited 10 meses atrás by Juca
error: Conteúdo protegido