Microsoft abafa produtos da concorrência para promover os seus.

Quando alguém procura por Chrome usando o Bing, a Microsoft não só nega a pesquisa, como a redireciona para produtos seus.

O objectivo de um motor de pesquisa é… pesquisar. E isso quer dizer que este não pode filtrar os resultados de acordo com interesses. Mas mais ainda, se o utilizador procura uma coisa, o motor não pode negar essa pesquisa, mostrando algo que lhe interessa mais.

Mas isso é o que está a acontecer com o Bing… Onde uma pesquisa por Chrome, não só nega a pesquisa, como redireciona para publicidade ao Bing da própria Microsoft.

Eis as capturas de ecrã de utilizadores que comprovaram essa situação estar a existir (Nota: Fontes das imagens externas à PCManias):



Basicamente pesquisando por Chrome, o Bing nega a procura, como refere que a pessoa está a procurar por artigos noticiosos sobre características do Bing.  Ou seja, perante uma pesquisa por Chrome, não só o utilizador vê negada a procura, como recebe uma publicidade de ecrã inteiro a produtos concorrentes da Microsoft.

A pessoa refere que testou a situação no computador da esposa, tendo o mesmo resultado. Um amigo experimentou noutro local com os mesmos resultados, mas um outro, do outro lado do oceano obteve uma resposta normal.

A situação está assim longe de ser genérica, mas sim apenas localizada.

Seja como for, a situação não é inédita pois foi já conhecido no passado que uma pesquisa no EDGE por Chrome levava a uma mensagem de publicidade sobre o EDGE, dando a conhecer ao utilizador o “quão melhor este era do que o Chrome, e tentando assim desincentivar o download”. Mas este caso é mais extremo, ao negar a busca por completo!

 



 

 



38 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
17 de Junho de 2023 7:24

Quando foi o showcase da Sony, a Microsoft mostrou uma imagem a dizer que vários jogos do evento, também iam para o evento, mas quando foi o showcase da Microsoft, editoras como a Capcom e Atlus estiverem contratualmente impedidas de mencionar outras plataformas durantes 48 horas, razão pela qual só vimos o remake do Persona 3 entre outros jogos, confirmados para a PS e Switch dois dias mais tarde, portanto isto não me surpreende.

Hennan
Hennan
17 de Junho de 2023 8:46

Só o fato do edge de tempos em tempos sugerir a mudança da ferramenta de pesquisa padrão já deveria gerar uma punição a empresa. Mas cada vez mais as empresas enfiam propaganda em seus produtos. O Spotify mesmo está perdendo o controle.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
17 de Junho de 2023 9:53

Eu lembro do tempo em que o SO trazer o navegador dela, previamente instalado, era punível com multa, hoje fazem vista grossa, e a MS se impôs sobre os órgão reguladores, a menos que na Europa o Windows não venha com o EDGE e eu esteja falando besteira, mas no Brasil é assim… A sorte é que o Edge é tão mal aceito que a maioria das pessoas vai atrás de outro navegador.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Gervas69
Gervas69
Responder a  Juca
17 de Junho de 2023 11:15

Por exemplo, se instalares o Chrome OS não te dá para instalar nada porque é basicamente um navegador standalone. Sendo os programas gratuitos estamos sujeitos, se não é com publicidade é com recolha de dados, quando não é com os dois

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
17 de Junho de 2023 15:01

Eu entendo, Gervas, mas o Google OS é irrelevante frente ao Windows, e nenhum dos dois está certo, a questão é que a indústria se polarizou e os dois podem fazer o que quiser, e tudo isto está errado. O ideal era ao menos na instalação do SO, dar-se a opção de instalar alguns navegadores possíveis, ou vir os principais pré-instalados. Mas é como você disse, tudo já está avacalhado.

Gervas69
Gervas69
Responder a  Juca
17 de Junho de 2023 16:36

O Chrome OS irrelevante??? basicamente vai substituir o android nos smartphones.
Mas o artigo fala algo em o Edge omite os resultados de pesquisa, pode ser apenas um “bug”.

Juca
Juca
Responder a  Gervas69
18 de Junho de 2023 2:52

Qual a percentagem de mercado do Chrome OS? Quantos dispositivos estão usando Chrome OS?

Juca
Juca
17 de Junho de 2023 9:48

O principal assunto aí é sobre falta de ética concorrencial, a deturpação de uso de um produto para fins do interesse e benefício mercadológico da própria empresa detentora… Agora, o que me preocupa mesmo é o direcionamento ideológico proposital de cada tipo de assunto no interesse dessas empresas, vai gerar mais pessoas alienadas do que já existem.

Há tempos tenho queixas desses buscadores, muitas vezes você põe o assunto exato que você quer, às vezes até o local da fonte onde você leu determinado assundo e ele retorna ao usuários coisas que a “preempição” da IA/algoritmo que “acha” que eu devo estar procurando e que se desviam do assunto principal da busca.

Sei que o volume de informação na internet é crescente e massivo, e que muita gente não sabe usar um buscador muitas vezes nem sabem o que querem direito, e que é preciso pensar nestes, mas não raramente, sinto saudades do Altavista e do Yahoo, que só me traziam “literalmente” tudo muito objetivamente de acordo com o que se buscava. Hoje se perde tempo pra achar algo que objetivamente se sabe que existe, e que só não se lembra o endereço onde estava.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
17 de Junho de 2023 12:53

Trabalho com TI e em meus clientes após a instalação do Windows 10 ou 11 nas máquinas o navegador padrão é o Edge, mas utilizo a pesquisa do Bing para baixar o Chrome e aproveito e modifico os buscador do Edge para a do Google para eles sem problema algum. E as pesquisas aparecem o Chrome. Pode ser que talvez na sua região ocorra isso, mas comigo no Brasil não. Microsoft não está impedindo ninguém de utilizar o Chrome, mesmo porque o próprio Edge é feito na estrutura do Chromium a mesma do Chrome da própria Google. Se é pra falar mau da Microsoft, essa não valeu, pois fazer publicidade não é crime e quando instalar o Google Chrome, ele fica incentivando a ser o navegador padrão que não é problema algum.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Junho de 2023 19:20

Grande Mário, vi o link enviado e agradeço a informação detalhada. Deixei até salvo, pois como não tive a mesma experiência prestando serviço em meus clientes, concordo com sua argumentação. Como sempre aqui é o local para se obter informações sem achismos e tendo ciência do fato, não há o que mais duvidar. Muito obrigado, minha dúvida está sanada.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Junho de 2023 21:16

Grande Mário, não sei se vai sair a outra resposta que enviei, estou enviando esta. Pra mim era algo relativo a publicidade, mas após sua explicação e link informado ficou bem óbvio a diferença e o que realmente está ocorrendo. Obrigado pela explicação.

Juca
Juca
Responder a  Luiz Siqueira
17 de Junho de 2023 15:04

Entendo sua ótica, mas propaganda não é o mesmo que um buscador evitar trazer a informação que se pede. Isso não corresponde a tal “neutralidade” da rede. Isso é informação orientada proposital, penso que é preciso ter ética e limite em algumas coisas, trazer um banner e trazer outra informação, claramente orientada, não é a mesma coisa. Mas nenhuma dessas Bigtechs é santa.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Responder a  Juca
17 de Junho de 2023 19:49

Caro Juca, depois da resposta do Mário compreendo melhor e conforme sua citação, concordo que a Microsoft está fazendo de forma proposital e sem ética.

Deto
Deto
Responder a  Luiz Siqueira
17 de Junho de 2023 16:34

então, é claro que a MS fazendo isso não faz com todos ao mesmo tempo.

vai fazendo devagarzinho, para ver se ninguém percebe… do tipo obriga vc esteja on line com mídia fisica no xbox SX e deixa bem quieto lá

se ninguém perceber ou reclamar, emplacou.

Luiz Siqueira
Luiz Siqueira
Responder a  Deto
17 de Junho de 2023 19:44

Caro Deto, eu tenho visto muito é a Microsoft forçar atualizações em seu sistema Windows, mesmo quando as funções de atualizações estão desativadas no Sistema. Uma das últimas dela é querer forcar que todos com Windows 10 atualizem para o Windows 11, isso é muito invasivo. Fica parecido com o que você citou sobre o Xbox sendo feito de forma silenciosa.

Andrio
Andrio
17 de Junho de 2023 13:28

[off] E essa comparação com starfield 2022 vs 2023?

Ao meu ver os personagens tiveram downgrade e os ambientes tiveram mudanças na iluminação.

https://youtu.be/7tftY6YaZKA

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Andrio
17 de Junho de 2023 13:59

Maior problema que vejo aí é na oclusão de ambiente inexistente em algumas cenas mostradas em 2023.
Tem uma galera animada com esse game, eu já controlo as expectativas por duas razões:

1 – Conheço a Bethesda;
2 – Eles mostraram no direct o melhor do melhor do jogo.

Ou seja, pode ser muito bom ou pode ser um absoluto desastre!

Tiohildo
Tiohildo
17 de Junho de 2023 15:01

OFF:
Análise do Demo do Jogo ‘Lies of P’ para PS5.

Link:

https://youtu.be/-Gp9gApc1Ig

O jogo tem 3 modos gráficos: Performance, Quality e Quality HRF 

Performance: 4K – 60 FPS – 60 HZ

O jogo consegue manter os 60 FPS até que razoavelmente. A resolução parece ser alguma coisa próxima de 1080p.

Quality: 4K – 30 FPS – 60 HZ

O jogo também é bem estável nos 30 FPS. A resolução parece ficar na faixa de 1440p.

Quality: 4K – 40 FPS – 120 HZ

O jogo também é bem estável nos 40 FPS. 
A resolução desse modo não dá para ter muita certeza pois a captura foi feita a 1920×1080, pois é executada a 120 HZ.
Dessa forma, a placa de captura faz um downscaling, acredito que não seja muito bom fazer medições dessa forma.
Mesmo assim, o algoritmo diz que a resolução está perto de 720p, então temos que multiplicar por 2.
Então, presume-se que estaria alguma coisa perto de 1440p. ( achei melhor deixar de fora o gráfico de resolução )

PS: As resoluções medidas da ferramenta são apenas aproximações do que a resolução real é.
Infelizmente o algoritmo não acerta em 100% dos casos, as vezes acerta bem, as vezes fica perto, as vezes comete erro crasso.
Vejam o gráfico de resolução com um ‘bom palpite’, atentando-se mais para o valor mais encontrado na moda ou na média.
O algoritmo tem bastante dificuldade em ser preciso em técnicas de reconstrução temporal e hoje elas estão cada vez mais frequentes.
Contagem manuais são muito difíceis de fazer e representam uma amostragem muito baixa, pois um minuto de vídeo a 60 hz tem 3600 frames.
Se você contar 5 frames, que já dá trabalho, não representam nem 1% do total. Fora que você pode pegar casos que não representam o caso geral.
Então, eu faço esse alerta ao analisar esse dados, eles não são 100% precisos, não os considerem totalmente certos, mas também não estão totalmente errados.
Eu ainda estou fazendo ajustes e refinando o funcionamento, mas não acredito que conseguirei atingir 100% de precisão. 
Nesse próprio vídeo percebe-se que as HUDS atrapalham o algoritmo, eu retirei da área de contagem as huds normais do jogo mas esqueci das dicas e das legendas … Vou ver se depois faço outra captura.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Tiohildo
17 de Junho de 2023 15:06

Sobre os dados errados que eu falei ontem da análise do El analista de bits, primeiro gostaria de deixar claro que não é um ataque ao trabalho dele, ainda mais depois da polêmica dessa semana. Como procurei várias análises do jogo e uma das poucas que achei foi a dele.
Acredito que não houve má fé ou tentativa de manipulação dos dados, talvez um erro na captura ou no software de análise, ou talvez não exista erro algum, é apenas um resultado não esperado ( e eu também posso estar errado na minha interpretação).
O problema que eu achei foram os dados de frame time que aparecem na análise dos dados do Modo Quality HFR ( a 120 hz ).
Nesse modo, o console tenta desenhar 3 frames iguais durante cada refresh da TV ( 120 hz -> 8.3 ms) , dando um frame time de 25 ms. Desse modo a sensação de 40 FPS fica mais fluída a 120 hz. 

Para uma explicação mais precisa, vejam o link abaixo do Nx Gamer no youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=GO9SAaeeTd8

No vídeo do El analista, o frame time fica constantemente oscilando entre 16.66 e 33.33 ms. Esse comportamento não é muito esperado, pois o mais provável é que o frame time fique mais na casa dos 25 ms com algumas oscilações ( bem parecido no gráfico da minha análise ou o vídeo do NX gamer do link acima ).
Acredito que o provável seria algum problema na captura, pois eu testei minha captura no TRDROP e obtive o mesmo resultado esperado de 25 ms.
Lembrando que esse comportamento estranho está presente nos dois vídeos de análise do jogo:

Primeiro vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=DgzaqJ8FTTk

Segundo vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=HhyfIC2ViRM

PS1: 
Quando um vídeo de 40 FPS a 120 hz é capturado, o seu frame rate fica parecido com o padrão de frames a seguir.
Imagine que cada número é uma representação de um frame único, se o número repete, o frame repetiu ( cada frame é 8.3 ms) .
1,1,1,2,2,2,3,3,3,4,4,4,5,5,5,6,6,6 …

Como no youtube os vídeos são a 60 hz, será necessário fazer uma conversão de 120 para 60. Um forma de fazer é cortar todos os frames pares ou impares.
Desse modo, teríamos a seguinte sequencia de frames, no caso de cortar os ímpares, a 60 hz convertido:
1,2,2,3,4,4,5,6,6 …

Pode-se tentar verificar a taxa de frames duplicados pelo vídeo do youtube ( Lembrando que pode dar errado em alguns frames e a qualidade do vídeo tem que ser no mínimo 720p e a velocidade do vídeo tem que estar a 1x ).
Para isso, pause o vídeo e mova cada frame individualmente com as teclas ‘,’ para frame anterior e ‘.’ para próximo frame.

Reparem que no meu vídeo na parte de HRF 120 hz, do NX gamer e do analista de bits temos o padrão de frames 1,2,2,3,4,4,5,6,6. ( importante, tente analisar esse padrão quando o FPS fica constante a 40 , se analisar quando oscilar, ficará errado o padrão)
Contudo, o frame time do vídeo do El analista não fica a 25 ms.

Não consegui reproduzir esse comportamento no TRDROP, inclusive peguei até as versões antigas.

Uma pista para esse comportamento seria se o padrão 1,2,2,3,4,4,5,6,6 fosse feito em um vídeo de 60 hz. 
Nessa forma, iríamos ter um vídeo com 40 FPS e com o frame time oscilando entre 16.66 e 33.33 ms. 

PS2: Eu fiz um pequeno script em python para gerar vídeos de teste com padrões de frames ( esses padrões de números que expliquei acima )
Se quiserem, eu posso compartilhar esse script para que possam testar os vídeos no TRDROP.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
18 de Junho de 2023 3:07

Essa seria mais uma ferramenta tipo “tira-teima” né. Se tiver um github, compartilha aí. Não sei se irei utilizar, porque aí é mais se a gente duvidar de alguma análise, mas é algo raro de acontecer e normalmente a gente vê o comportamento anômalo e a falta de confluência.
Mas é como você diz, pode ser problemas de captura de vídeo ou mesmo de um pequeno aprimoramento do software dele, aí o frame-time marcando equivocado.

Livio
Livio
Responder a  Juca
18 de Junho de 2023 4:03

Pra quê que fui tirar onda contigo, o castigo foi pouco:
https://www.youtube.com/live/8Pe6g1EWnkM?feature=share&t=1752

Livio
Livio
Responder a  Livio
18 de Junho de 2023 4:06
Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
18 de Junho de 2023 11:21

Sim, Juca. Eu posto aqui como comentário mesmo, não são nem 50 linhas. Se o Mário não achar ruim.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
17 de Junho de 2023 15:35

Parece pesado, é um jogo já com Unreal 5, você sabe dizer? (Vi aqui que é U4 ainda)

A ambientação às vezes meio gótica lembra um pouco Bloodborne.

O modo HRF 40 parece interessante pra quem tem uma tela de 120Hz, mas como é um jogo pra resposta rápida acredito que muita gente vá preferir 60. Agora o frame-time parece uma questão um pouquinho complicada nos modos de qualidade. Acho que os 60 serão o modo eleito pela maioria.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
17 de Junho de 2023 16:29

Só ambientação? Rsrs Esse game é uma cópia barata de Bloodborne. Não tem nem o que falar.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Sparrow81
17 de Junho de 2023 16:48

Eu fiz um comentário nesse meu primeiro comentário sobre os dados da análise do El analista de bits sobre o Lies of P. Parece que o site barrou, está dependendo da aprovação do Mario.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
17 de Junho de 2023 17:28

Acredito que o site barra automaticamente se você posta 3 ou mais links num mesmo comentário. Pode ter sido por isso.

Last edited 10 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Tiohildo
18 de Junho de 2023 2:02

Valeu! Já li e está tudo muito bem explicado. Parabéns!

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Sparrow81
18 de Junho de 2023 11:28

Que bom que entendeu. Tentei ser mais didático possível.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
17 de Junho de 2023 17:27

Assim, eu não conheço o jogo e esse tipo de ambientação não um tipo, mas assim, é natural que existam games que pareçam cópias de outros, sobretudo se os outros são uma referência de algum tipo na indústria. Se o jogo for bom, acho que está valendo a “cópia”. Penso que se eu gostasse do gênero Souls, eu experimentaria esse Lies of P, a lore parece interessante; mas como não gosto…

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Juca
17 de Junho de 2023 20:23

Juca acho que não é Unreal 5, mas o jogo no Pc esta bastante leve em comparação, qye foi onde testei a demo. E joguei em 1440p 60fps.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
18 de Junho de 2023 2:57

Tá pesado pro console, ou então vc está com uma máquina muito boa aí, Daniel. Eram 1440@60 nativos ou conseguidos com DLSS/FSR?

error: Conteúdo protegido