PCManias Direct – Debate – Uma perspectiva dos utilizadores Playstation sobre diversas situações de mercado.

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

Para este primeiro PCManias Direct contamos com a participação de de Daniel Torres e Felipe Horwath, e iremos analisar diversas políticas da Sony e sobre uma eventual adoção futura de um modelo de subscrições.

Com este episódio vamos estrear uma série de debates sobre diversas situações de mercado. A ideia destes debates é apresentar perspectivas diferentes, mesmo sobre um mesmo tópico, contando assim com diversos participantes que nos vão apresentar as suas perspectivas.

Na presente semana, os dois convidados possuem na PS5 a sua escolha favorita, motivo pelo qual se evitou, dentro do possível, a escolha de tópicos que digam respeito a produtos ou serviços de outras consolas. A excepção foi, naturalmente, o Gamepass, onde se pretende perceber a perspectiva dos utilizadores Sony sobre o mesmo, e até que ponto estes entendem que a Sony poderia adotar algo de equivalente, e se tal teria futuro, podendo suportar a industria dos videojogos, tal como a conhecemos.

A perspectiva sobre outras consolas/marcas serão abordadas em programas futuros, pelo que aguardo interessados em participar (limitados a leitores PCManias sem moderação nos comentários).

Assim, os tópicos adotados para este debate foram assuntos noticiados recentemente na PCManias, nomeadamente:



  • Sony e os jogos cross gen.
  • Aumento de custo dos exclusivos PS5 e versões PS5 dos jogos Cross Gen
  • Os jogos Playstation no PC
  • Gamepass: Bom para a industria, e comportável para a Sony?

Aproveito desde já para agradecer aos participantes, esperando eventualmente contar de novo com eles para futuras sessões.

Recorde-se que os videos não são editados, sendo filmados sem cortes. Nesse sentido, não estranhem se por vezes, na parte inicial me virem a olhar para o lado, onde se encontrava o monitor que possuía o software de controlo do que estava a ser capturado. Basicamente, apesar de transmitido em diferido, o programa é como se fosse um “live”!

Numa nota, durante a discussão foi referido um ponto no qual tive dúvidas. Sobre a possibilidade de, uma vez os jogos instalados na PS5, poderem continuar a serem jogados na PS4, e que gostava de esclarecer aqui.

Tudo começou com uma questão relacionada com a esta referência a dupla posse, referenciada em Gran Turismo 7:

Ora quando da minha aquisição da PS5, adquiri igualmente um HDD externo de 4 TB onde coloquei quase 90% dos jogos PS4 que possuía. Acontece que com os jogos nesse HDD, e o HDD colocado na PS5, a PS4 apresenta-me os jogos como instalados, mas ausentes do sistema. Isso quer dizer que, sem ligar o HDD de novo na PS4, não me é possível jogar os jogos, uma vez que se trata de uma instalação partilhada.



A minha dúvida surgiu daqui. Dado que a última vez que mexi a sério na PS4 foi já à 10 meses, fiquei com a ideia que não seria possível ter o mesmo jogo instalado em ambas as consolas. Mas aparentemente tal é possível, o que não pode acontecer é o jogo estar a ser usado em ambas as consolas em simultâneo usando a mesma conta (pelo menos com a internet ligada). E esse poderá ter sido o meu problema há 10 meses atrás, pois perante as duas situações acumuladas (os jogos instalados no HDD a só poderem correr na consola em que ele está, e os restantes a não correrem em simultâneo nas duas consolas) tal passou-me a ideia de os jogos apenas poderiam estar instalados em uma das duas consolas. E vão ver essa minha dúvida no vídeo.

O que Gran Turismo faz na realidade não é oferecer verdadeiramente as duas versões do jogo, mas sim florear uma realidade. O jogo continua a ter uma versão PS5, e uma versão PS4, com a versão PS5 a custar mais 10 euros. A versão PS4 prende o jogador para sempre à versão PS4, sendo que os jogadores que possuam atualmente uma PS4, mas pretendam adquirir no futuro uma PS5, terão de adquirir a versão PS5. Ela funcionará na PS4, mas dará a atualização para a PS5 quando esta for adquirida.

Resumidamente, esta questão do Dual Entitlement na realidade só vem complicar as coisas, e era preferível que a atualização fosse vendida à parte por mais 10 euros.

Curiosamente na versão Digital Deluxe, são os possuidores da PS4 que são prejudicados, pois se a pretenderem, quer venham a adquirir uma PS5 ou não, vão ter de pagar os 10 euros extra tambem.

Num outro ponto é referido por mim no vídeo que as vendas físicas da Xbox em jogos que não tenham sido afetados por fatores externos sempre se cifraram em valores na ordem dos PS 60% – Xbox 40%, com variações no casos piores até algo na ordem dos 65% – 35%.



Ora apesar de não considerar que valores na ordem dos 70-30 seja algo de anormal, havendo vários casos desses e principalmente em jogos que não são de primeira linha, os valores apresentados no vídeo são todos superiores a isso, e havendo extremos como 80-20, 82-18, 83-17, 86-14, 89-11 e mesmo 93-7.

Vejamos alguns exemplos de vendas mais dentro dos parâmetros acima referidos como mais comuns (tenta-se escolher jogos que não tenham sido ofertados em nenhum dos serviços para evitar alterações dos valores totais de vendas):

Cyberpunk 2077 – 62% na PS, 38% na Xbox.
Call of Duty Black Ops3 – 65% na PS, 25% na Xbox
Fifa 20 – 61% PS, 39% Xbox

Deixa-se igualmente uma nota de ressalva não referida no vídeo, que a Xbox é a plataforma com maior rácio de vendas digitais, o que pode justificar alguns dos valores ali apresentados, se bem que não todos.

E com estas questões esclarecidas, deixo-vos então com o debate no PCManias Direct, deixando já, novamente, o meu agradecimento ao Daniel e ao Felipe pela participação:



Notas:

  • Aguarda-se voluntários para defender outras posições, inclusive, se desejado, sobre estes mesmos assuntos (apenas leitores aprovados na PCManias, ou com historial na página).
  • O áudio apesar de baixo do meu lado, causou algum feedback. A situação não se repetirá em sessões futuras pois usarei phone BT.
  • Este Direct reflete apenas as opiniões dos seus participantes, tendo sido tentado manter-se o debate o mais neutro possível, dando-se a oportunidade às pessoas de falar e exprimir livremente as suas opiniões, sem atropelos. A correção foi uma constante e nesse sentido agradeço aos meus dois convidados pela sua elegante postura.


5 5 votes
Avalie o nosso artigo
50 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Torres
Daniel Torres
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Foi um debate muito legal e tranquilo, eu também só tenho a agradecer a você Mário e ao Felipe Hovarth, dua pessoa muito educadas e pode contar comigo para outros debates.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Hehehe acontece, nesse mundo de youtube somos marinheiros de primeira viajem, o pior que na hora nenhum de nós pôde imaginar que estava tendo retorno.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Verdade, também pode ser que a causa seja os comentários do youtube estarem desativados para fazer com que as pessoas venham comentar aqui no site, mas isso é uma suposição minha.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
2 meses atrás

Adorei participar , foi muito bom ! Espero participar mais vezes !!! Muito bom falar com o Mário e o Daniel numa perspectiva nova , olhando no rosto. Haha

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Não tive tempo, mas assim que possível irei lá ver Mário.

Sparrow81
Sparrow81
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Parabéns, senhores. Muito bom!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
2 meses atrás

Valeu Sparrow =D

By-mission
By-mission
2 meses atrás

Já faz algum tempo que eu não comento aqui na página, mas continuo a acompanhar diariamente o site.

Para ser sincero e o Mário por si mesmo pode ver isso como uma crítica construtiva (ou não), acho fantástico a ideia do direct, não só por que da voz aos comentários que estamos lendo como também com um moderador presente, tem mais chance de um diálogo. Não a guerra que se instala aqui nos comentários vez ou outra.

Se tenho algo para falar, é literalmente sobre o contraponto, por que em todos os lugares temos fanáticos, mas por via de regra o site está, uns 90% Playstation e sem querer ofender os amigos uns 10% de fans de Xbox que ainda tentam aproveitar as matérias do site. Eu mesmo muito desapontado continuo a visitar o site pois a qualidade dos artigos é indiscutível… Já os comentários ( ! )

Eu sei que foi o primeiro vídeo, e mais do que qualquer um, compreendo a falta de alguém disposto a falar em nome da Xbox, mas também tem que se ter em conta que o contraponto é a alma do diálogo!

Antes que se diga eu mesmo teria muito mais gosto em falar para Microsoft que para o lado da Sony, mas aí ficaria eu a falar com as paredes mesmo. Então não estou aqui a fazer papel de advogado da Xbox. Mas o certo é que, como anda se aproveitaria mais em escutar outras opiniões além do @Deto e @Sparrow.(muitas vezes piores que o Xbox milgrau).

Aqui não li uma única linha a elogiar, o beta do multiplayer de Halo, ou a criticar mais um exclusivo da Playstation no PC… Mas lá existem fanáticos em toda a parte.

Assistindo ao vídeo infelizmente só tive em mente a analogia do ladrão:
“A Microsoft a lançar os seus exclusivos no PC é como um ladrão que te leva o carro, já a Sony é como ladrão que te leva o carro mas vez ou outra lhe dá uma carona” As duas situações são horríveis, mas lá está, quem dera a Microsoft tivesse o direito a metade de tanta compreensão que a malta do site tem com a Sony.

Como se diz no Brasil “uns são filhos, outros enteados”

Mas boa sorte com o novo projeto Mário e sim tens aqui uma view e um like garantido.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  By-mission
2 meses atrás

Só pra constar, eu critiquei os jogos no PC, até além do que deveria.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  By-mission
2 meses atrás

By-mission, eu e o Zidane somos contra os exclusivos de Ps no Pc, eu mesmo já entrei em várias discussões nos comentários mostrando que não estou nada feliz com essa atitude da Sony, inclusive o último comentário que postei foi a respeito do Uncharted 4 um jogo que tem multi pago no Ps e provavelmente grátis no Pc.

Mário em determinado ponto do vídeo me perguntou o que eu achava disso e eu falei que hoje eu não sou tão contra, mas desde que sobre algum jogo realmente exclusivo para o Ps ou jogos que deram o nome ao Ps continuem exclusivos.

Quanto ao Xbox eu não posso comentar sobre os jogos, pois não tenho nem um Pc bom o suficiente (estou fazendo uma pesquisa para compra) ou um console, por isso qualquer comentário que eu fizesse seria injusto com o Xbox, apenas comentei sobre o gamepass, pois é uma coisa que não consigo ver como boa para a indústria e consequentemente os jogadores no futuro.

Você seria uma ótima pessoa para conversar sobre o Xbox, pelo que lembro sempre foi muito educado e sabe argumentar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  By-mission
1 mês atrás

Pq ninguém falou aqui de Halo Infinite? Simplesmente porque não temos nada pra falar de Halo Infinite. Tem jogos superiores na geração passada em todos os quesitos. E pra sua situação, não, não estou sendo um fanboy, você que está.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Assisti ao vídeo e devo dar os parabéns pela iniciativa, por ser uma primeira vez está muito que bem, gostei do formato mas como bem disse o By Mission, seria interessante o contra ponto, duro vai ser achar alguém razoável pra falar sobre o Xbox, aqui no site acho que o Finn é o único que tem argumentação interessante sobre a plataforma da MS, se ele topasse participar seria muito positivo.

Mas parabéns e sucesso para os próximos Mário.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

E eu gostaria de ver o Bruno e o Carlos Eduardo no debate.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Carlos Zidane
2 meses atrás

Esse seria o Dream Team 😆

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Daniel Torres
2 meses atrás

Hahaha exatamente o que pensei, dream team.

Mas temos outro trio ótimo pra cada empresa:
Deto – PlayStation
Shin – Nintendo
Fernando Medeiros – Xbox

Moderador? Mário estaria correndo tanto que já estaria na Espanha!

Lol, só pra descontrair! Brincadeira pessoal, boa quinta feira a todos.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Eu, só se fosse para fazer fã de playstation vs fã de xbox auhuhauhah

ai vc já chama um gamer sem regras da vida, ainda da um boost de audiência para o teu canal.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Deto
2 meses atrás

Aí tem que chamar o Chief então pra balancear kkkkk

Deto
Deto
Responder a  Carlos Zidane
2 meses atrás

Me lembrou que o gamer sem regras é cria do Xbox milgrau hahahahah

Que bizarro, o Drake Sincero começou como uma página no Facebook TB por causa do Xbox milgrau.

Se for ver, todos os “console Wars” organizado com “influenciador” começou com esse lixão aí do Xbox milgrau.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Deto
2 meses atrás

Caramba, verdade kkk até os PS mil grau saiu da seita verde. Não sabia essa do Drake, pelo menos ele aínda é engraçado. No fim deve ser tudo personagem, não é possível que o Chief é daquele jeito, não é possível. Kkkk
Eu gostava muito dos memes, era risada pro dia todo no Facebook/Twitter, mas pena que agora eles tão fracos de humor e partiram pro FUD e hate puro.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

O Fernando é inteligente, mas é muito parcial e claramente odeia a Sony. Igualmente digo sobre o Deto, sem querer ofender mas eles sabem que são.

“uma explicação de como funciona o relógio” kkkkkkk
Isso se não colocasse a Nintendo como inventora do relógio 🤣

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Não seria o Molina? Até achei estranho que você falou que convidou e ele não pode, daí pensei “Não seria o Molina no lugar do Medeiros????”

Livio
Livio
Responder a  Livio
2 meses atrás

Ahh e parece que tem news sobre a BluePoint!

Fernando Molina
Fernando Molina
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Consegui assistir agora cedo antes de vir para o trabalho, ficou muitissimo bom, pessoas extremamente educadas e tópicos muito bons, parabéns aos envolvidos, adoraria participar em um futuro próximo quando as coisas melhorarem em casa, parabéns mesmo

Edson Nill
Edson Nill
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Queria muito ver o Molina, By Mission e Zidane em ação por aqui, além obviamente do meu amigo Ewerton que eu sei que não tem tempo e obviamente o professor Carlos Eduardo!!!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Edson Nill
2 meses atrás

Obrigado por lembrar de mim brother mas eu não sirvo pra isso, por outro lado, você é de longe o mais indicado pra falar da Nintendo, você e o Molina são exemplos de conduta aqui, assim como Livio, Carlos Eduardo, By Mission e perdoem se estiver esquecendo alguém.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
2 meses atrás

Eu também não! Obrigado por lembrar! No máximo participo de party de conferência de evento!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
2 meses atrás

Pena, pois você é um convidado interessante man, se for sobre a parte eletrônica, manutenção, DIY, aí não tem pra ninguém.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Livio
2 meses atrás

Lívio, mil perdões por não escrito vc! Vc é de longe um dos mais preparados aqui para um bom papo por sua inteligência e educação!

Livio
Livio
Responder a  Edson Nill
1 mês atrás

sem problemas até pq não gosto de aparecer mesmo!

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Obrigado pelo convite mas não gosto de câmeras. O único equipamento com câmera aqui é o notebook e a esposa tomou conta dele. Até mesmo nas reuniões do trabalho em home-office eu ficava sem câmera(até porquê usava um desktop e não tenho web cam! 😛 )

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Zidane
2 meses atrás

Obrigado pelas palavras, brother!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Adoraria, Mário mas creio que os horários sejam incompatíveis.

error: Conteúdo protegido