Será que a crise de chips eletrónicos está a ser causada artificialmente

5 4 votes
Avalie o nosso artigo

Quem deixa a questão no ar é TSMC que refere que algumas empresas estão a provocar artificialmente a escassez de chips.

A TSMC, que para quem não sabe é a maior produtora mundial de chips está a deixar no ar, pela boca do seu Presidente, Mark Liu, numa entrevista à TIME, uma acusação muito séria. A de que há empresas que estão a acumular stock de chips com o intuito de aumentar a escassez e dessa forma terem lucros superiores.

A realidade é que esta é uma situação que já tínhamos abordado como sendo uma realidade que poderia acontecer. Se bem se recordam, na nossa entrevista a André Gonçalves, territorial PR TPR Marketing Manager for Wemea da Asus tínhamos questionado quem estava a causar escassez de stocks, uma vez que comerciantes e intermediários tinham a ganhar imenso com isso.

Na altura André Golçalves apenas referiu que esse tipo de situações é ilegal, e dessa forma não quis atribuir culpas a outros que não fosse a grande procura e escassez de produto. Mas a realidade é que o ganho na escassez artificial de componentes eram claro, com alguns produtos (GPUs) a custarem 3 a 4 vezes mais do que custavam antes.

Agora, a TSMC vem referir que isso estará mesmo a acontecer por parte de algumas empresas. Empresas essas a quem a TSMC, desconfiando dessa prática, tinha decidido cortar o fornecimento de chips.



A realidade é que perante esta acusação deveria haver intervenção das autoridades, com uma investigação profunda ao que se possa estar a passar, castigando eventuais prevaricadores que possam efetivamente estar artificialmente a causar esta escassez e aumento de preços.



5 4 votes
Avalie o nosso artigo
15 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Kito
Kito
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Bom dia Mário antes de mais queria te dizer que tenho gostado dos teus videos do Pcmanias Direct, penso que tens jeito. E é interessante após anos a seguir os teus artigos poder te ver em video.
Agora sobre este assunto dos chip, sendo verdade é algo muito grave.
Já algum tempinho que comecei a pensar que isto pudesse estar a acontecer, pois é estranho já estarmos quase no final do ano e as coisas se manterem quase que na mesma. Em parte, claro que há uma fila enorme de clientes Tsmc à espera de chips e com componentes em atraso, mas já era de se ver uma melhoria na disponibilidade no mercado, visto que acredito que quase de certeza aumentaram o nível de produção para compensar a paralisação aquando do lock down.
É triste que pessoas que só vivem pelo dinheiro e sejam desonestas a este ponto.
Estou com uma vontade enorme de conseguir uma PS5 mas está difícil até mesmo nos USA. Já pedi a um primo que me traga de lá, mas não tem conseguido encontrar.
Espero que em dezembro haja maior possibilidade de o conseguir. O que achas?

Rafael
Rafael
Responder a  Kito
1 mês atrás

Aqui no Brasil não está tão difícil assim de conseguir um PS5, tem que acompanhar, fica alguns dias sem más logo volta. Más o que acredito é que o consumidor é quem dita as regras… Enquanto estiverem cobrando o preço que querem, dando desculpa de falta de abastecimento, más os consumidores estiverem comprando, não vão acabar com isso tão cedo. E não está acontecendo só com chips, o mercado está adorando essa crise, desabastecimento na China, falta de navios, de containers, empresas parando por conta de determinações da China para conter a falta de energia… é um ciclo que está chegando perto de 2 anos e favorecendo empresas, armadores (donos de navios) e a China como um todo. Por mais que a pandemia tenha causado atrasos de produção e distrorções no mercado, eu não acredito que seja fator para chegarmos ao caos que estamos vendo hoje. Pra se ter idéia, trazer 1 container da China para o Brasil em janeiro de 2020 custava 1.500 dólares… hoje tá custando 13 mil dólares.. e cada hora tem um motivo diferente para dizer que vai continuar caro. Até componentes para painéis solares estão subindo de maneira desenfreada.. e assim está acontecendo com muitos outros insumos… tem gente aproveitando e gerando caos ,,, e tem dado certo

Daniel Torres
Daniel Torres
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Honestamente eu já suspeitava que isto estivesse acontecendo, mas a TSMC falar é uma acusação muito grave, e como diz o artigo precisa ser investigado, pois está literalmente prejudicando o mundo inteiro.

Agora toda vez que a Lisa Su da AMD vinher a público dizer que a falta de chips vai durar até próximo ano eu vou tomar com certa suspeita, e isso é uma coisa que ela faz e muito de 2020 para final de 2021 e agora ela fala para final de 2022.

Juca
Juca
Responder a  Daniel Torres
1 mês atrás

Bem, sei que os consoles são AMD dependentes, mas a afirmação também passa pela MS e Sony nessa questão de se manifestar antecipadamente pela perduração futura do problema. Fora Nvidia e muitas outras empresas. É um tanto complexo, por parte da TSMC uma acusação assim tão generalizada, mas devemos ter em conta que eles produzem muitos chips pra milhares de dispositivos, e que certamente vários foram afetados, então seria o caso de se imaginar um coluio global de especulação financeira ou outras teorias que parecem conspiratórias ou que a produção foi afetada pela pandemia e uma única empresa querendo não ser culpada pelo resultado . Se tivermos em mente a Navalha de Occam / Ockham, a conclusão mais óbvia é de que de fato a pandemia afetou a produção.

Juca
Juca
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

É um assunto complexo, pois no ponto em questão se estaria acusando dentre várias empresas a própria Nvidia, que inclusive está comprando a ARM recentemente muito importante para o mercado de mobile e IoT. Mas vi a notícia recente que a própria Sony estaria fazendo uma parceria estratégica para abrir uma fábrica da TSMC no Japão e além de não ficarem na dependência da China, aumentarem a fabricação de chips. Então a situação ganha uma variável Geopolítica a mais além da questão citada por você, Mário. Seria uma falta de chips real pela pandemia e consequências sócio-econômicas daí advindas, ou uma falta artificial para especulação financeira causadas pelas próprias empresas montadoras de dispositivos, ou uma falta artificial por estratégia geopolítica afim atrasar e minar tecnologicamente outros países que hoje se tornaram dependentes da China?
https://www.istoedinheiro.com.br/tsmc-e-sony-consideram/

Rafael
Rafael
Responder a  Juca
1 mês atrás

Você citou um ponto importante. Não digo que é uma falta só artificial, a pandemia existe e causou sérios problemas de produção pelas empresas terem parado ou trabalhado em rítimo mais lento e tbm de demanda… um exemplo, pessoal ficou em casa e começou a ter demanda muito maior de coisas que até então estavam com produção estável ou quase ninguém procurava… webcam por exemplo, quem diria que haveria uma procura tão grande. Até esse ponto, OK… más que tem gente se favorecendo com esta especulação toda, isso com certeza.
Falando especificamente de chips, até montadoras ficaram sem produzir carros pela falta destes componentes.. teria que enxergar toda a cadeia de produção dos insumos, demanda e tudo mais que envolve esse segmento para tentar chegar a uma conclusão, más tem coisa errada aí sim…
O que não pode acontecer é que muitas empresas e países agora estão se questionando, é a alta dependência da China, estamos reféns dela, isso que precisa mudar… os caras estão manipulando o mercado como querem, foram os únicos que aproveitaram a pandemia e maximizaram seus ganhos, todo mundo ficou dependente deles, até de insumos para vacinas…

Juca
Juca
Responder a  Rafael
1 mês atrás

Na verdade sempre tem quem ganhe com a desgraça alheia, o Agronegócio Brasileiro, por exemplo, ganhou muito dinheiro esses tempos, nunca exportaram tanto, e graças a ele o Brasil teve crescimento considerável do do PIB mesmo sem melhorar em nada a situação do povo brasileiro, inclusive até piorou muito e estamos é passando por uma super inflação de alimentos e uma dolarização do consumo, sem dolarização dos salários.

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Aproveitando o assunto, parece que a Sony cansou disso e tá se movimentando para montar uma fábrica em parceria com TSMC no Japão.

https://psxbrasil.com.br/sony-pode-estar-montando-fabrica-de-semicondutores-no-japao-com-a-tsmc/

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Não compreendo é como não fizeram isso a muito tempo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
1 mês atrás

Pois é. Antes tarde do que nunca. Se isso se confirmar, já diz muito sobre a estratégia da empresa manter consoles por um bom tempo.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
1 mês atrás

Satisfação em lucrar explorando mão de obra barata e comodismo.
Quando você terceiriza pra produzir coisas sem se preocupar com direitos trabalhistas, tendo em muitos casos mão de obra análoga a escrava, sem burocracia e sem respeito a Direitos Humanos, os lucros aumentam.
Mas cedo ou tarde, tudo tem um preço a ser pago.
O estrategista sempre se faz necessário, o necessário muda as regras quando quer.

Vicente
Vicente
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

na vdd essa fábrica provavelmente só vai construir Chip a 28 e 22 nanometros ,bom para chip de iot , senhores de smartphone, senhores de carro e indústria 4.0. o ps5 b7nn c não mr engano, então não será beneficiado por essa fábrica

Finn
Finn
1 mês atrás

Longe de mim ser marxista, mas esse é um ponto pouco falado, embora talvez um dos mais fortes na crítica marxista da economia política. Ele diz mais ou menos que no capitalismo, é possível que as mercadorias percam valor de uso e ganhem valor de troca, o que explicaria a preferência em não vender a vender barato, com o fim de concentrar renda. Como quando a produção de alimentos prefere estocar, jogar fora ou destruir os alimentos a vendê-los ou doá-los, aumentando desse modo a oferta de mercado, porque assim o produto, que poderia adquirir valor de uso ao custo do valor de troca, não perde valor de troca. Do ponto de vista jurídico, penso ser impossível proibir tal prática sem interferir substancialmente nas liberdades individuais.

error: Conteúdo protegido