Retomando o nosso artigo
A Sony e a PS3
A Sony continua a sua investida contra os hackers, parecendo esquecer-se que estes sabem responder. A sony bloqueou o acesso à PSN às consolas ilegais, mas aparentemente os hackers souberam contornar a coisa. E mesmo nos casos em tribunal o impasse parece ser a actual ordem do dia.
Mas a Sony não desiste, e quer agora homens em cargos que decidiu criar e relacionados com o combate à pirataria. Será que isto quer dizer que a sony vai deixar de vender gravadores de CD, DVD, Blu-Rays, leitores de DVD com leitura de Divx, leitores de MP3 e MP4, Medias virgens, alguns deles optimizados para áudio (dos outros editores, claro), discos rígidos, etc, etc?
É que em vez de a marca investir em novos sistemas de segurança, opta por desenvolver estratégias legais e obter prácticas e conhecimentos de investigação online e bases de dados para encontrar os mauzões dos “piratas” que abriram aquilo que eles não souberam ou não quiseram proteger.
Coloca-se aqui a mesma questão que levantamos face à ACAPOR. Quem é a SONY e que autoridade possui para fazer investigação desse género? Não existem entidades próprias para esse efeito?
Confesso que de electrónica não percebo nada, mas a certa altura a minha PS2 avariou e foi um conhecido que a reparou. Curiosamente o que me foi referido em conversa informal enquanto o laser já com alguma idade era calibrado, foi que as novas consolas PS2 que estavam a sair pareciam pensadas para se meter chips, pois os locais onde se efectuavam as soldas para esses produtos estavam todos aparentemente já preparados para isso, coisa que não acontecia antes. Verdade ou mentira, não tenho conhecimentos nessa área para saber. Mas a ser verdade, levanta-se a questão sobre o real motivo porque a PS3 não foi melhor protegida, e se não será isto agora um mero moralismo baseado no facto de a Sony durante quase 4 anos se ter habituado a uma realidade sem pirataria.
Segundo a Sony, tudo o que procura é “uma experiência honesta”. Ou pelo menos tão honesta quanto eles acreditam ser, nem que seja só na perspectiva do lado deles. Como consumidor e possuidor de uma PS3 perfeitamente legal e inalterada posso dizer que não vi honestidade nenhuma na remoção de caracteristicas assumidas na data de compra sem que fossem dadas quaisquer alternativas. A verdade é que até nunca usei sequer o OtherOS, mas quem sabe um dia não o poderia querer usar? Afinal isso era uma caracteristica anunciada na altura da compra e pela qual eu paguei.
A Nintendo e a 3DS
Noutra consola, esta mais recente e supostamente melhor protegida,nem 24 horas se passaram e a nova Nintendo 3DS já está hackada. E não, não foi o GeoHot com engenharias invertidas, nem nenhum hacker de renome. Tudo o que foi preciso foi um simples cartão R4 usado para jogar jogos da DS.
Apesar destes cartões serem feitos para DS foi possível colocar os mesmos em funcionamento na 3DS, permitindo-se assim executar jogos DS e Gameboy Color, o que mostra bem os cuidados que foram colocados na protecção do novo sistema.
Note-se que este hack não é total. O cartão apenas faz o que fazia na DSi, e como tal os jogos 3DS não podem ser executados, mas para um periodo inferior a 24 horas mostra bem que protecções de qualidade é algo que a 3DS desconheçe, sendo que até parece algo ridículo e passivel de se questionar se há ou não interesse da Nintendo numa real protecção.
Seja como for esta não é uma situação que possam replicar em casa. A 3DS possui uma lista interna de cartões e jogos autorizados e que bloqueia todos os cartões existentes, daí que foi necessário alterar o firmware da consola de forma a autorizar o R4 a funcionar.
Apesar de tudo, a realidade é que a 3DS mostra já falhas na sua segurança tremendas, e como tal não deverá demorar muito até estar totalmente desbloqueada.
A dúvida agora é: Será que a Nintendo vai fazer como a Sony e prender tudo e todos que hackarem a consola ecriando gabinetes de combate à pirataria?
É que se formos pelas contas das vendas da DS há pelo menos 150 milhões de potenciais candidatos à cadeia! E que se calhar até nunca teriam comprado a consola não fora o facto de desde os tempos do gameboy todas elas serem facilmente desloqueáveis. Mas isso digo eu, que “sou barbeiro”, como se diz na gíria…

![a-pirataria-de-software-esta-em-alta-nos-55ce[1]](../wp-content/uploads/2011/02/a-pirataria-de-software-esta-em-alta-nos-55ce1.jpg)















———- Siga-nos no facebook ———-
——————— Fórum ———————
————- Siga o nosso feed ————-
————- Siga-nos no twitter ————-
Últimos Comentários