Be Quiet MC1 – Cooler SSD compativel com a PS5 para poupares uns cobres.

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

Este Cooler premiado permite adquirir um bom SSD a um custo inferior.

Recentemente resolvi adquirir um SSD para a PS5, mas o que rapidamente me apercebi que as versões com dissipador são bastante mais caras.

No meu caso optei pelo Western Digital Black SN-850, que me debita 6,5 GB/s na PS5, e que foi o SSD recomendado por Mark Cerny… A questão é que este SSD que se arranja a 171 euros na versão 1 TB sem dissipador, dificilmente se arranja a menos de 250 euros na versão com a mesma capacidade, mas com dissipador.

Estamos a falar de uma disparidade brutal de 80 euros por algo cuja diferença é apenas um dissipador.

E nesse sentido, optei por adquirir um dissipador de SSD à parte!



Na minha pesquisa evitei dissipadores presos com cintas de borracha. Por norma não funcionam tão bem, pelo que o ideal eram dissipadores que envolvessem a totalidade do SSD, mas que prendessem com parafusos ou com calha.

O grande problema é que arranjar um dissipador eficiente compatível em dimensões com a PS5 e que, acima de tudo, fosse vendido em Portugal e, mais do que isso, estivesse disponível para entrega, não foi tarefa fácil. Afinal este é um produto pouco procurado pelo que o número de lojas que os vendem é reduzido. E a piorar a coisa, com a procura de Coolers um pouco anormal que existe devido à PS5, mesmo as lojas que possuem não os tem para venda.

E desta forma, só consegui encontrar duas possibilidade que caiam dentro daquilo que me agradava.

1 – O Jonsbo Cooler M. 2-3 M.2

2 – O Be Quiet MC1



Estes dois Coolers são compatíveis com a PS5, e conseguem arranjar-se em Portugal.

O Jonsbo é verdadeiramente barato. Custa apenas 5.6 Euros, ao passo que o Be Quiet MC1 tem preços variáveis que podem ir aos 20 euros. No entanto arranjei-o por 12 euros.

Tanto um, como outro vem de marcas conhecidas de criadores de soluções de dissipação, com uma gama de dissipadores para SSDs, CPUs e mesmo GPUs variada.

Mas a minha escolha, como já terão percebido, caiu sobre o Be Quiet MC1, acima de tudo porque não consegui encontrar dados técnicos sobre o Jonsbo por ausência  de uma página dedicada ao produto no website do fabricante (a página que se deveria encontrar aqui, dá erro).



Já quanto ao MC1 a coisa foi bem diferente, com a página que se encontra aqui, a ser inclusive munido de um pequeno vídeo de explicação de montagem:

Assim, pude confirmar as dimensões que são efetivamente as adequadas.

Como nota, o MC1 Pro, do mesmo fabricante, não possui dimensões para a PS5.



A embalagem do produto contém as duas partes do Cooler, duas termal pads (colocadas nas partes respetivas para não haver confusão), quatro parafusinhos para fecho e uma chave de fendas Philips. No meu caso, recebi de oferta uma mascara de proteção COVID 19, de pano, e com as cores e logotipo da Be Quiet!

A instalação é assim bastante fácil… Remover os autocolantes azuis das termal pads, colocar o ssd alinhando a zona de aperto do parafuso, colocar a parte superior, e apertar os parafusos laterais ao mesmo tempo que se pressiona a parte de cima para baixo, garantindo assim o melhor aperto possível.

Agora, abre-se a PS5 (pode requerer ver vídeos, mas depois de se ganhar o jeito é super fácil), remove-se a tampa da Slot, e coloca-se o SSD.



Os resultados foram excelentes, e apesar de não colocar aqui valores por estes terem sido medidos com uma aplicação de térmica do smartphone que não sei até que ponto é fiável, posso referir que medi uma redução de até 10 grais em IDLE, e até 30 graus em pico de funcionamento.

E tudo isto ficou-me por apenas 183 euros… Bastante abaixo dos 250 que custa o WD Black SN-850 com dissipador já de fábrica.

 

 





5 5 votes
Avalie o nosso artigo
15 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Por enquanto nem vou expandir o armazenamento , o que tem já é suficiente pro meu uso.

nETTo
nETTo
Responder a  Felipe Horvath
23 dias atrás

Somos 2, guardei meu HD externo de 1TB que usava no PS4 com os jogos que eu queria e ele tem servido pra armazenamento muito bem

Quando tô jogando um game o transfiro pro SSD Interno o qual não está lotado ainda e tiro proveito de melhores tempos de carregamento

Sparrow81
Sparrow81
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off – mais uma patente da Sony, agora sobre deep learning.

https://twitter.com/NESbot_feed/status/1456610596191883269?t=Eo_4uAD1Lixm0EiZ44viDA&s=19

Isso aqui me anima demais e poderia dar um artigo excelente aqui, hein, Mário?

Deto
Deto
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Peguei um SSD com dissipador e fiz gambiarra.

Vou aproveitar e botar as modificações que eu fiz no meu PS5, para o SSD e pouca coisa para o cooler e para as pessoas tomarem conhecimento

Comprei um XPG ADATA S70 2TB e até fechava com a lateral, mas ficava pressionando, pode tanto funcionar por 10 anos quando em 1 ano acabar quebrando o encaixe do SSD.. deformando algo; ainda mais sabendo que o negocio vai viver esquentando e esfriando.

Então é pouca coisa que falta para ficar ok, coisa de 1 ou 1,5mm; e como a lateral do PS5 é bem grossa, bastou bastante trabalho manual para fazer um rebaixo nela.

Na imagem abaixo em detalhes, repare que a foto está em ângulo e obviamente parece que o Dissipador tem 2 ou 3mm acima, mas se pegar perfeitamente nivelado pelo PS5, fica só 1mm~1.5mm; mas como todo mundo sabe, tirar fotos e pegar angulos retos, para dar bem ideia das dimensões é impossível no PS5, cheio de voltas e curvas.

comment image?1

Assim foi como o rebaixo da tampa lateral ficou:

comment image?2

Sempre que vcs forem cortar algo que não deveria ser cortado, cortem em curvas suaves, nada de cantos vivos (em angulo reto, 90 graus) pq nessas partes tem concentração de tensão e se for trincar qualquer coisa, a trinca vai começar ai.

detalhe dele montado, ficou bem discreto o rebaixo… além do que nessa parte não tem entrada de ar e com esse rebaixo ficou mais ventilado.

comment image?1

Aproveitando, já que fiz gambiarra para o SSD, pq não fazer uma Leve gambiarra para o cooler?

as grades laterais do ventilador são bem inuteis, são apenas salvaguarda para idiotas que tirariam as tampas laterias e enfiariam os dedos no ventilador… basicamente os caixistas espalhariam isso na internet e talvez rendesse processo para a sony até.

Resolvi tirar dos dois lados, do lado dos parafusos basta tirar os parafusos, do outro lado são rebites de plástico que so precisam serem cortados ehheheheh

superior é o original, imagens em baixo são as modificadas.

[imgcomment image[/img]

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Deto
22 dias atrás

Será que tirando essas grades a ventilação melhora ?

Deto
Deto
Responder a  Felipe Horvath
22 dias atrás

Com certeza sim.
Mas quanto? Não tenho ideia.. meu palpite é que seja pouco.

Talvez medido fique mais silêncio, afinal tem menos agitação do ar.

Deto
Deto
23 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

saiu um teste do dissipador de calor que substitui a tampa da baia do SSD:

https://youtu.be/fDQ1k_wx8jk

nETTo
nETTo
Responder a  Deto
23 dias atrás

Tem também um teste do Adrenaline no qual ele usa um SSD no PS5 sem o Dissipador. Com dissipador melhora algo em torno de 10 g a temperatura, mas sem o Dissipador o SSD ainda se mantem em temperaturas seguras perto dos 60 g (59 g pra ser mais exato). O jogo dos testes foi R&C Rift Apart.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
22 dias atrás

Mario lembro de vc falar que ssd não serve só para carregamento rápido. Em que sentido um ssd poderia ser utilizado para outros fins ?

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Interessante, muito obrigado pela explicação. Não imaginava o quão revolucionário os sdd são para jogos e tranferncias de dados.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
22 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Comprei ontem o SN850 1TB com dissipador por menos de 200 paus, 199,90 🙂 numa conhecida loja de informática portuguesa.
Está com desconto de 50€ da Black Friday antecipada.

error: Conteúdo protegido