Pequeno texto da EPIC explica o motivo pelo qual foi divulgado que a PS5 apenas usaria uma pool de memoria para streaming de 768 MB.

5 2 votes
Avalie o nosso artigo

A revelação de que a PS5 apenas usava 768 MB de RAM levou a que se pensasse que o jogo usava pouca memória. Mas na realidade, isso só acontece porque graças ao SSD da consola, ela não precisa de mais.

Uma das coisas que contestamos na afirmação que surgiu em tempos de que um SSD não melhora o grafismo, ou os jogos (uma afirmação do Snr Alex Bataglia da Digital Foundry) foi que com este não necessitávamos de ter tantos dados na memória, o que permite concentrar o poder de processamento do GPU no que está no ecrã, bem como libertar RAM para outras coisas.

Esta situação havia já sido explicada por Mark Cerny quando este explicou que o SSD não requeria a necessidade de se manter um buffer de dados tão grande para compensar tempos de carge gerados pela movimentação aleatória do jogador. E que isso serviria como um multiplicador de memória.

Eis os slides sobre o assunto:



Basicamente no antigo paradigma, o GPU tinha de ter na RAM já previamente processados dados de movimentação do jogador para qualquer dos lados, totalizando um total de 30 segundos. Isto para permitir dar tempo ao disco de ir carregando novos dados à medida que o jogador se vai movendo.

Mas isso altera-se agora com o novo paradigma e a presença do SSD ultra rápido da PS5.

Basicamente agora apenas é necessário manter 1 segundo de dados para possíveis movimentações bruscas do jogador para qualquer um dos lados. Tal permite maior libertação da RAM para outras situações.

Ora quando da apresentação do Unreal Engine 5, foi referido que a demo apenas usava uma Pool de streaming de 768 MB. Eis o slide que confirma isso!



Esta situação não quer dizer que a PS5 apenas usa 768 MB de RAM. Vejam este outro exemplo de KillZone Shadow Fall na PS4.

A Streaming Pool é de 572 MB, mas no entanto a memória total usada é de 3072MB+1536 MB, ou 4.6 GB.

Basicamente a vantagem de uma pool pequena é a de permitir deixar mais memória para outras coisas.

Ora se bem se recordam, quando a demo apareceu, houve quem argumentasse que a mesma não seria capaz de ser executada, pelo menos de forma igual, em outras consolas ou sistemas. Uma situação que rebatemos alegando que isso não seria verdade uma vez que haviam duas situações a se ter em conta:



  1. Que o nível de geometria usada não era praticável para um jogo de longa duração pois ocuparia toneladas de GB de disco.
  2. Que outros sistemas poderiam dedicar mais RAM de forma a compensar a menor velocidade de leitura.

Ora é este segundo ponto que é agora confirmado pela EPIC, com o seguinte texto:

Basicamente o que ali é dito é que com mais memória dedicada as necessidades de descompressão e de velocidade de leitura decaem. Esta é uma conclusão que se poderia tirar diretamente da explicação do Mark Cerny, mas em sentido contrário. Ele mostra que aumentando a velocidade de leitura podemos reduzir o buffer na RAM, mas o contrário tambem se aplica e reduzindo a velocidade de leitura podemos aumentar o uso da RAM para buffer e compensar.

Este foi o motivo pelo qual a Epic divulgou o tamanho do Buffer da PS5. Na realidade o valor é um show off da velocidade do disco e da velocidade de descompressão, ao ser pouco diferente do que usava na geração passada, mas com resultados esmagadoramente superiores.

A mesma demo poderia assim ser executada noutros sistemas, seria uma questão de se aumentar o buffer para compensar a sua menor velocidade de descompressão e de leitura.



Como exemplo, podemos ver o que foi descoberto pelo Youtuber Bang4BuckPC Gamer sobre o jogo na versão PC, uma versão que não conta com as capacidades de transferência de SSD da PS5 e nem com a capacidade de descompressão da mesma consola.

E segundo este, no PC a demo, a 1440P, usa 7 GB de memória Vídeo e mais de 20 GB de memória RAM. O global vai para os 27 GB, o que é basicamente o dobro da memória disponível nas consolas de nova geração. Tudo para compensar as lacunas do sistema de I/O do hardware face à PS5.

No caso da Xbox o expectável é que esta tivesse de aumentar igualmente a Pool de Streaming, pois o seu SSD não só se executa a menos de metade da velocidade, como a capacidade de descompressão tambem não atinge os mesmos valores. Mas num caso mais real, o mais certo é que ambas as consolas deverão acabar por mostrar a mesma capacidade devido a uma escolha de assets adaptada à realidade de ambas. Já na Demo “Lumen in the Land of Nanite”, em concreto, provavelmente a Pool na Xbox teria de ser maior.

E esta realidade mostra-nos então o interesse da EPIC em revelar o tamanho da Pool de Streaming da PS5… Uma demonstração de como graças ao seu sistema de I/O a consola consegue ser eficiente no uso da RAM.

Já no que toca ao processamento de ambas as consolas o assunto é outro e a resposta nesta fase complexa. Para perceberem o porquê e recomendamos a leitura do último capítulo deste outro artigo, denominado “O FUTURO”.



 



5 2 votes
Avalie o nosso artigo
9 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Galvão
José Galvão
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

“Apenas” 758 Gigas de RAM Mário?
Epa isso deve ser uma PS10 ou mais eheh! 😉

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  José Galvão
3 meses atrás

Ele falou em 758 mb e não em Gb.

Andrio
Andrio
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Isso era uma dúvida q eu tinha. Eu vi esse rapaz fazendo os testes no Pc e o Pc com 3090 sofrendo pra mantar os 30fps. Agora entendo pq n demonstraram a mesma demo do ps5 no Pc e Xbox séries x.

nETTo
nETTo
Responder a  Andrio
3 meses atrás

PC este com 64GB Ram

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  nETTo
3 meses atrás

Não era 32GB de RAM no teste? Pelo que me recordo era 32GB de RAM e o necessário seria 64GB RAM para rodar liso.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
3 meses atrás

Mario não acha que os consoles já estão defasados frente as placas de PC, afinal uma rtx 3080 ti tem mais de 30 teraflops? Será que vão acompanhar essas novas tecnologias com qualidade? Agradeço se me explicar.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Vitor hugo Reale Pereira
3 meses atrás

Digo isso por que ainda haverão mais placas de video após a micro arquitetura Ampére. Me preocupação é o ps5 e xbox series x ficarem muito obsoletos para as novas tecnologias e acabarem entregando baixos desempenhos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Vitor hugo Reale Pereira
3 meses atrás

Não se preocupe, os consoles estão melhores posicionados hoje do que lá em 2013, muito melhor posicionados. E quanto tá a 3080ti? Monta um PC com ela, processador decente, SSD top, ram, etc e vê quanto gasta para acompanhar. Essas placas top sempre foram sub-aproveitadas simplesmente porque apenas escalam. Nenhum jogo é feito para aproveitá-las ao máximo e você já deveria saber que se tem um lugar onde se despediça poder bruto de forma absurda, esse lugar é o PC.

Vitor hugo Reale Pereira
Vitor hugo Reale Pereira
Responder a  Sparrow81
3 meses atrás

Entendo amigo, era só uma dúvida mesmo. Obrigado

error: Conteúdo protegido